Sarau legionário em Lábrea: fé e devoção mariana!

“Julgai com que amor ardente quererá Deus que honremos Maria, pois derramou nela a plenitude dos Seus dons, de tal sorte que tudo o que possuímos, esperança, graça, salvação, tudo, – não duvidemos disso – tudo vem dela para nós” (S. Bernardo: Sermo de Aquaeductu).

No ultimo domingo (23), a Legião de Maria da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré realizou na Catedral de Lábrea o Sarau Legionário, uma das solenidades da Legião que constam no Manual Oficial, a fim de promover o conhecimento mútuo entre os legionários e fortalecer o espírito de união entre os mesmos.

A solenidade teve inicio às 14h00min e contou com a presença dos diretores espirituais: Frei José Garcia e Frei Edgar Omar; todos os oficiais e membros do Comitium: Maria Alice (presidente), Fátima Oliveira (vice-presidente), Orgete Maria (secretária) e Raimunda Arruda (tesoureira); as Cúrias: Mãe Amável, Porta do Céu, Rainha dos Apóstolos e Mãezinha do Céu (juvenil); e todos os Praesidiuns.

DSC09804

A estrutura da celebração consta de todas as orações legionárias incluindo o Terço, como nas reuniões do Praesidium, intercalado com apresentações religiosas preparadas e organizadas pelas Cúrias e Praesidiuns em homenagem a Nossa Senhora. A abertura e boas vindas foram feitas pela presidente do Comitium, Maria Alice, e logo após entoarem um canto, Frei José fez as orações iniciais.

???????????????????????????????

No decorrer do Sarau foram feitas quinze belas homenagens a Maria Santíssima entre músicas, poesias, orações, mensagens e jograis, que foram preparados com muito carinho pelos respectivos grupos: Praesidium Mãe dos Caminhantes e Praesidium Mãe de Deus, Praesidium Rainha da Família, Praesidium Rainha dos Anjos, Cúria Porta do Céu, Praesidium Mãe do Criador, Praesidium Mãe da Divina Graça e Praesidium Rainha dos lares, Praesidium Mãe da Boa Esperança, Praesidium Consoladora dos Aflitos, Praesidium Mãe da Igreja, Cúria Mãe Amável, Praesidium Nossa Senhora das Graças, Praesidium Mãe do Salvador, Cúria Juvenil Mãezinha do Céu, Praesidium Mãe de Jesus Cristo, Praesidium Mãe do Bom Conselho e Praesidium Maria Estrela da Evangelização.

DSC09794

Concluído o terço e as apresentações, Frei José, enquanto Diretor Espiritual deixou uma mensagem aos legionários parabenizando a todos inicialmente pela participação em pleno domingo à tarde e falando que ao ver a Igreja lotada de fiéis legionários reunidos se percebe que há muita força na Legião e que sua ação chega a muitos em nossa Paróquia. Essa unidade recorda que não vivemos uma fé individualista, mas em comunidade, uma fé que tem compromissos e por isso a Legião de Maria é importante. Recordou brevemente alguns compromissos que o Legionário deve assumir em sua vida, sendo: a coragem de ir aonde for necessário; os trabalhos dois a dois, lembrando que é a Igreja quem envia para a missão; o segredo inviolável que faz parte da ética do legionário; a missão de levar ajuda espiritual às pessoas, pois não é compromisso da Legião levar mais que ajudas espirituais e a importância de ver a presença de Jesus em cada pessoa. Finalizando sua mensagem animou os presentes a não desistirem da caminhada e desejou que cada um busque viver a fé com sentido de pertença à Igreja de Jesus Cristo e à sua missão.

DSC09788

Após os avisos e agradecimentos, seguiram-se as orações finais e o hino da Legião. Sem dúvida nenhuma foi uma tarde maravilhosa de grandes homenagens a nossa Mãe e Rainha, Maria Santíssima. É bem verdade o que diz o Manual sobre esta solenidade: “O tempo gasto com estes atos de piedade é relativamente pouco; e a homenagem assim prestada a Nossa Senhora será amplamente compensada por um maior êxito da festa. E porque a Rainha da Legião é também a “causa da nossa alegria”, há de ouvir as preces a Ela dirigidas, convertendo essas horas em momentos de especial felicidade” (p.174).

DSC09803

Parabenizamos os esforços de todos os legionários em realizar tão bela festa de homenagem a Nossa Senhora, que foi engrandecida por todos nas muitas expressões de fé dinamizadas pelos grupos. Que Deus e a Virgem os abençoem e fortaleçam na fé e perseverança na caminhada a serviço do Reino.

SALVE MARIA!

 

            Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X