Que bom odor teria se este “dia de todos os santos” se ele deixasse de ser vivido na notalgia e desse espaço à “martyria”

Santidade não é para ficar no altar pois lá já se encontra o Santos dos Santos, santidade se dá nos pés cordiais que não cansam de marchar rumo ao outro que tem sede de Deus. Santos não são somente aqueles que ganharão o altar, santos e muitos mais numerosos, são aqueles que no silêncio tiram seus seios para amamentar todos aqueles que tem sede do leite materno da mais terna humanidade.

Que bom odor teria se este “dia de todos os santos” se ele deixasse de ser vivido na notalgia e desse espaço à “martyria”, verdadeira vocação que ilumina este mesmo dia. Que bom seria se deixássemos a confortável fila daqueles que demandam intercessão e fôssemos ousados na reconciliação e na missão.

Santidade não é privilégio de alguns, é vocação de todos. Santidade não é moralismo e observância estrita, ela tem sua essência no “tocar o sagrado” com as mão calejadas na obras do pecado. Santidade é dom de Deus, foi ele “quem quis” dar-nos sua “imagem e semelhança”.

Santidade é radicalidade, é escalada, é exercício, é lágrima, é sorriso, é entrega, é cansaço, é ternura, é misericórdia. Discernir o próprio de cada vocação e a originalidade de cada missão nos tira do círculo infecundo da imitação e nos leva à dignidade da liberdade, da entrega total, da configuração ao Cristo que se dá de maneira única e irrepetível.

Santidade como sonho de Deus, como aventura sagrada, como saga utópica, como travessia necessária. Oh! Como é esplendido este caminho, ele é inebriante… o nirvana sente inveja, o alucinógeno fica sem adrenalina, o espetacular se envergonha. Santidade… alegria, alegria, alegria… simplesmente por “saborear a Deus”.

Por pe. Éder Carvalho Assunção Missionário da Prelazia de Lábrea no Corno da África [email protected]

Uma Leitura Orante

Ap 7,2-4.9-14 / Sl 23 / 1Jo 3,1-3 / Mt 5,1-12a

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X