Profissionais da Saúde de Lábrea fazem Coroação de Nossa Senhora

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Prelazia de Lábrea, celebrou solenemente na festa da Visitação de Maria à sua prima Isabel, a coroação de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião prestou-se homenagem a todos os profissionais da área da saúde em ação de graças por suas vidas e dedicação no exercício de sua profissão em favor da vida.

O mês de Maria como sempre é marcado por muitas expressões de devoções à Maria, como reza do terço dinamizada pela Legião de Maria, oferecimento de flores pelas crianças das comunidades, concluindo com a coroação que sempre lotava a Catedral.

Ano passado, devido a pandemia a comemoração foi de portas fechadas, com a reza diária do terço transmitida pelo rádio, sem crianças ofertando flores em sua inocência, mas Maria não deixou de ser coroada num clima de grande emoção, pois as senhoras Maria do Bom Conselho (conhecida como dona Conselho) e Maria Auxiliadora (conhecida como Silinha) que todos os anos preparavam as crianças para a coroação tiveram a honra de colocar a coroa sob a cabeça da imagem de Nossa Senhora.

Passou-se um ano, a pandemia não acabou, e segue-se o ritmo em que ainda se necessita de muitos cuidados e proteção. Diferente do ano anterior, este ano as celebrações estão acontecendo com o povo, observando-se as orientações dos organismos de saúde e foi possível realizar uma grande festa que também foi transmitida pelo rádio e pela TV Nazaré local.

Ao longo do mês, rezou-se o santo terço todos os dias suplicando, entre tantas preces pelo fim da pandemia; a cura dos infectados; o descanso eterno das vítimas que morreram; o conforto das famílias enlutadas; a proteção das famílias e, sobretudo pelos profissionais da saúde que como Maria estão sempre atentos às necessidades dos que sofrem para servir com prontidão e alegria.

Para a solenidade da coroação foram convidados todos os profissionais da área da saúde que atuam no município, os quais responderam positivamente ao convite. motivou-se a todos para que participassem trajados como no dia a dia de trabalho.

Na segunda-feira (31), a programação teve inicio com a reza do terço envolvendo todos os grupos que dinamizaram durante todo o mês a reza e em seguida a santa Missa. Na procissão de entrada a homenagem emocionante aos profissionais que foram recebidos com muita honra, reconhecimento e palmas como destacara o comentário: “Nossas vidas doadas são como coroas ofertadas à Mãe e Rainha do Céu e da Terra, de maneira muito significativa queremos coroar Maria com toda coragem e determinação, despojamento e prontidão, dedicação e serviço dos nossos profissionais da saúde, que hoje veem em romaria, trazendo em suas mãos instrumentos de trabalhos e proteção como flores a ofertar; em seus rostos mascarados, uma mistura de marcas de sofrimentos e de alegrias… Sofrimentos por tantas vidas que se perderam agonizando um fôlego de esperança… Alegrias por tantas vidas recuperadas e devolvidas ao seio de suas famílias; no olhar marejado de lágrimas, a satisfação de voltar para casa todos os dias; e no coração uma oração em prece fervorosa em favor da vida”.

A entronização da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi acompanhada da canção “Com fé a gente chega lá”, de Fátima Leão, que foi interpretada pela profissional de enfermagem Terezinha Cordovil. Destaca-se que os profissionais foram envolvidos na dinâmica de toda liturgia.

As crianças da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro entraram à frente da coroa que fora trazida pela gerente de enfermagem do Hospital Regional de Lábrea, Carol Schutz e família, que coroou a imagem de Nossa Senhora sob o canto “Perfeito é quem te criou” da Banda Vida Reluz, que foi interpretado pelo profissional técnico em imobilizações ortopédicas, Marlison Santos.

Após o momento da coroação seguiu-se a bênção especial que foi concedida aos profissionais da área da saúde pela imposição das mãos de nosso bispo Dom Santiago Sanchez; pároco – Frei Miguel Peralta; e vigários paroquiais – Frei Luís Reyes e Francisco Ivanderlei Ribeiro. Finalizou-se esse momento sublime com a entrega do quadro de agradecimento aos representantes das diversas instituições e seguimentos de saúde.

TEXTO: Marcelo Viana

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X