Prelazia de Lábrea avalia a caminhada

Representantes das Paróquias de Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá, que formam a Prelazia de Lábrea estiveram reunidos no último fim de semana a fim de avaliar a caminhada desta Igreja particular e enveredar os preparativos da 12ª Assembleia Pastoral da Prelazia que acontecerá em janeiro de 2016.

            O encontro iniciou na noite de sexta-feira (30), com a missa de abertura na Catedral de Lábrea, que foi presidida por Dom Jesus Moraza, bispo da Prelazia, com a presença de todos os participantes e da comunidade em geral.

            Na manhã de sábado (31), dando seguimento a programação, deu-se inicio aos trabalhos no Centro Comunitário Santo Agostinho com o momento de acolhida e integração dos participantes, seguido do momento de espiritualidade que foi dirigido pela Paróquia de Canutama.

             Após, Dom Jesus dirigiu-nos uma mensagem de ânimo, na qual lembrou-nos que antes de tudo quem nos convocou para estarmos reunidos foi a Santíssima Trindade, pois é importante percebermos a presença do Senhor ao avaliarmos nossa caminhada de Igreja, uma vez que o encontro pessoal com Jesus Cristo é indispensável nesse processo. Falou de sua percepção como bispo da Prelazia nos últimos vinte e um anos, onde vislumbra um grande avanço no crescimento e desenvolvimento de nossas pastorais e movimentos a partir da disponibilidade dos muitos leigos que assumem tais serviços na Igreja.

P1290588

         Partindo de reflexões da exortação do Papa Francisco na Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho); do Documento Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; da Carta da Igreja da Amazônia legal às comunidades e do Plano Pastoral da Prelazia (2013-2015), o bispo destacou a importância dos leigos para que tenhamos de fato uma Igreja em estado permanente de missão, “uma Igreja em saída”. Para tanto tem investido na formação dos mesmos e vai continuar investindo para que os leigos tenham maior firmeza nos seus compromissos junto a Igreja.

P1290589

          Destacou que a Igreja não pode continuar clericalizada e é necessário ter coragem para confiar nos leigos a fim de que sejam sujeitos com voz e vez e não tenham medo de dialogar com os padres das paróquias ou com o bispo para ajudar na edificação da Igreja de Jesus. Assim, afirmou: “Fala-se de paróquia como comunidade de comunidades, é necessário maior formação e acompanhamento às comunidades, dando maior confiança aos leigos, principalmente em questões administrativas para que os párocos tenham maior disponibilidade para atender as periferias de que nos fala o Papa Francisco”.

            Em seguida o missionário Orly Côco, coordenador de pastoral da Prelazia, fez uma reflexão a partir do compilamento das propostas e urgências dos últimos documentos da Igreja mundial, nacional e local, com maior enfoque no documento “Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia”. Finalizou sua apresentação afirmando que não basta saber que os documentos existem se não se coloca em prática.

P1290593

          Houve partilha das últimas assembleias realizadas em cada paróquia e exposição das urgências e propostas de ação aprovadas em cada uma delas. Percebe-se na caminhada de cada paróquia com suas particularidades a comunhão com a voz dos pastores, no tocante aos documentos da Igreja.

P1290612

        O padre José Lauro, atual administrador do “Centro Vocacional Frei Jesus Pardo” também partilhou de sua experiência à frente do Centro Vocacional, destacando os desafios de se trabalhar vocações sacerdotais autóctones em nossa realidade. Destacou-se que a Prelazia tem atualmente um seminarista no quarto ano de Teologia em Manaus (AM) e um no Terceiro ano de Filosofia em Porto Velho (RO).

          Pela tarde, após o almoço, os participantes refletiram e avaliaram as prioridades do Plano Pastoral da Prelazia no tocante aos compromissos assumidos: Família e Missão. Durante a plenária os grupos também apresentaram sugestões para se atingir melhor os objetivos.

P1290635

          Foram apresentadas as propostas assumidas para este ano de 2015 pelo Regional Noroeste, do qual fazemos parte, para que como Igreja possamos está abraçando:

  • Retomar coleta de assinaturas para Reforma política, de 10 a 12/04/2015;
  • Atenção especial a CF-2015;
  • Motivar a criação das Caritas em todo Regional;
  • Motivar a formação do GAL (Grupo de Acompanhamento ao Legislativo);
  • Maior integração entre as pastorais sociais.

P1290618

            Os grupos de trabalhos se reuniram mais uma vez para traçarem propostas para a realização da 12ª Assembleia Pastoral da Prelazia. E para finalizar as atividades desse dia a Paroquia de Tapauá conduziu o momento de espiritualidade.

P1290638

            No domingo (01), após a oração que foi dirigida pela Paroquia de Pauini, houve partilha das experiências realizadas nas paróquias, a partir das atividades pastorais desenvolvidas. Através das apresentações pôde-se visualizar o rosto de cada paróquia.

P1290640

            Em seguida foram apresentadas e escolhidas as propostas para a realização da assembleia geral da Prelazia que foram definidas pelos grupos no dia anterior. Também definiu-se que a equipe preparatória da assembleia será constituída por representantes de cada paróquia, a começar pelo administrador paroquial junto aos leigos. Essa equipe irá articular e encaminhar a organização da assembleia que acontecerá no próximo ano.

P1290672

            Antes de finalizar o encontro, Antônio Barreiros, articulador das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Prelazia fez repasses do encontro da Ampliada Nacional das CEB’s, que aconteceu no dia 25 de janeiro em Londrina (PR), destacando encaminhamentos para os preparativos do 14º Intereclesial. Na ocasião, Irmã Jocerlane Silveira (MAR), Articuladora da Pastoral da Juventude da Prelazia, também fez repasses do Encontro Nacional da Juventude que aconteceu de 18 a 25 de janeiro em Manaus (AM). Após a oração de envio que foi dirigida pela Paróquia de Lábrea, o encontro terminou com o almoço.

P1290627

 

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X