Paróquia N. Sra. de Nazaré realiza formação para catequistas

A Coordenação Paroquial de Animação Bíblico-Catequética realizou neste domingo, dia 28 de setembro, formação específica para Catequistas com a temática: Iniciação à Vida Cristã.

O encontro foi realizado no Centro D. Florentino, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, e assessorado pelos Catequistas Antônio Paulino dos Santos, Antônio Barreiro dos Santos e Juciane Gomes Moisés, que participaram do Encontro Regional Noroeste de Catequistas, em Porto Velho.

A temática foi apresentada na forma de Oficinas e o objetivo principal foi apresentar a Iniciação à Vida Cristã como alternativa para a Catequese Paroquial a partir de estudos formativos, experiências de outras Dioceses e vivência prática do modelo.

Itinerário da IVC

Iniciou-se o encontro com a Celebração de entrada no Pré-catecumenato – com unção na fronte e assinalação dos sentidos e Entrega da Bíblia – e visita à Oficina das Pastorais, onde foi possível conhecer os serviços e forças-vivas existentes em nossas comunidades.

Os participantes foram divididos em dois grupos e “visitaram” as duas principais oficinas onde foram debatidos:

20140927_220101

– O Encontro de Catequese: com simulação de um encontro catequético segundo os moldes da Leitura Orante, com troca de experiências entre os Catequistas e a visão geral apresentada pela Coordenação de Catequese acerca da importância do planejamento e da execução de cada etapa de um encontro bem dinâmico e produtivo para os nossos catequizandos (interlocutores);

 – As Etapas da Iniciação à Vida Cristã: foi realizada uma breve explanação sobre a nossa Catequese atual e a necessidade de implantação da Iniciação à Vida Cristã na nossa Paróquia. Porém, o ponto principal foi a apresentação dos Tempos: Pré-Catecumenato, Catecumenato, Purificação/Iluminação e Mistagogia, além das 3 etapas celebrativas e de ritos auxiliares nos tempos apresentados. Observamos ainda a missão de cada integrante desse processo: da Família, dos Interlocutores, dos Padrinhos, da Comunidade, dos Ordenados e dos Catequistas.

O importante foi compartilhar os conhecimentos adquiridos, partilhar um pouco da complexidade da temática através do Estudo nº 97 da CNBB, a troca de experiências entre os nossos catequistas e também perceber a importância da implementação a seu tempo da Iniciação à Vida Cristã em nossa Paróquia.

20140927_202532

A formação contou com a presença de Frei José Corcuera (nosso Pároco), Frei Geraldo (recém-chegado à Lábrea), Irmão Normando (Coordenador Paroquial de Catequese) e 23 catequistas de nossas Comunidades.

Foi uma manhã muito enriquecedora para a nossa missão!

Aguardamos todos ansiosos a ASSEMBLEIA CATEQUÉTICA, dia 09 de novembro!

Antônio Paulino dos Santos – Catequista na Paróquia N. Sra. de Nazaré

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X