24 de Novembro de 2014

“O galo cantou, o dia clareou, missionário pé na estrada, na luta por mais amor”

Publicado por

A Paroquia São João Batista de Canutama realizou as Semanas Missionarias em todas as Comunidades da Paróquia, sendo elas: São Pedro, Santa Rita, São João Batista, São Francisco e Nossa Senhora Aparecida; durante duas extensas semanas, do dia 03 ao dia 16 de novembro de 2014, visitando as famílias pela manhã e a tarde.

“Quem vos recebe, a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Mt 10,40).

Assim como a palavra de São Mateus nos fala, quem nos acolheu, acolheu o próprio Cristo que, na sua simplicidade, se fazia pequeno para ouvir as necessidades do povo humilde, anunciando a Boa Nova a toda criatura.

Toda a Comunidade da Paróquia teve a graça de vivenciar um momento de espiritualidade, a modo de preparo, para sairmos em Missão com a presença do Missionário Orly enviado pela Prelazia de Lábrea. Esse momento de espiritualidade foi realizado no dia 01 de Novembro desde às 8:00 até às 11h30min da manhã do sábado com a presença do administrador da Paróquia, Pe. Antônio Batista.

Na segunda – feira pela manhã, participamos da Santa Missa, porém houve a presença mínima de missionários, mas, mesmo na falta, saímos logo de dois em dois para a missão a caminho da Comunidade São Pedro, que nos acolheu de portas abertas. As outras Comunidades também abriram suas portas de casa, rezaram conosco, ouviram a palavra de Deus e, assim como o alimento que comemos todos os dias, do mesmo modo, se torna a palavra de Deus que nos fortalece cada dia.

20141105_102226

Muitos ficaram surpresos com a visita dos missionários, pois não estavam aguardando nossa presença pela preocupação de muitas vezes, ao chegarmos às casas, nossos irmãos não estarem com a casa arrumada e ficarem com o receio de não deixarem nós entrarmos. Mas, assim como todos nós precisamos limpar nossa casa terrena, também precisamos limpar as sujeiras que estão no íntimo da nossa casa interior, que é o próprio coração, através da Sagrada Escritura.

20141107_154217

Visitamos também os nossos irmãos Protestantes, muitos abriram as portas de suas casas para meditarmos juntos a Palavra de Deus, respeitando cada um sua religião, com o pensamento de que servimos um só Deus, e é Ele que nos une para vivermos em comunhão de irmãos. Assim, também houve outras pessoas que não abriram suas portas, que não nos acolheram mas, vivendo essa missão que Jesus Cristo nos confia, rezamos por cada um desses pequeninos que ainda se encontram com o coração fechado para a graça de Deus.

Em cada família, vivenciamos histórias, problemas, aflições e alegrias diferentes. E como havia irmãos que se sentiam tocados profundamente, choravam conosco, e como era reconfortante abraçar esses irmãos que se fazem presente, assim como o próprio Jesus. E a alegria de ser missionário é essa, viver com o povo e estar perto dos irmãos assim como o Pai.

20141107_112755

Encerramos as Santas Missões no domingo, dia 16 de Novembro, com a Santa Missa às 19h30min na Igreja Matriz, São João Batista, presidida pelo Pe. Antônio Batista. Na ocasião houve a investidura de doze novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão das respectivas comunidades, e o momento da benção das velas, assim deixando a luz de Cristo entrar em nossos corações. Foi uma celebração bem festiva tendo a participação de muitos fiéis e das famílias visitadas das Comunidades da Paróquia.

“Tira as sandálias dos pés, pois o lugar onde estás é chão sagrado” (Ex 3,4).

Assim como a palavra do Êxodo, é chão sagrado os caminhos que percorremos até a casa de nossos irmãos para levar a Boa Nova e fazer parte da missão a inúmeras famílias.

São João Batista, Rogai por Nós!

Adriely Costa do Espirito Santo

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *