01 de Janeiro de 2015

O atemporal conheceu a limitação dos nove meses… limitação aconchegante

Publicado por

por pe. Éder Carvalho Assunção Missionário da Prelazia de Lábrea no Corno da África

O tempo é tardança daquilo que se espera (cf. Martin Fierro – poeta argentino)

“Quando se completou o tempo previsto” (cf. Gl4,4-7)… onde neste o cronológico já não mais respondia as inquietações humanas, mesmo diante das manifestações ferozes da violência humana, o “ventre e o tempo” iniciam um diálogo que se desdobra no verdadeiro “parto”… na verdadeira luz. Aquele ao qual o tempo não pode atingir e caducar, Aquele ao qual o tempo não pode retardar… se faz agora “limitado ao tempo” e nele é inserido no exato momento em que as cordas vocais harmonizadas pelo coração de uma jovem judia diz “sim”. O atemporal se rende ao tempo ao ressoar de uma voz temporal e inaugura a conversão do Cronos em Kairós.

Guardar e meditar estas coisas no coração (Cf. Lc2,16-21) são gestos singelos que revelam a melhor maneira de se portar diante do Mistério.  O atemporal conheceu a limitação dos nove meses… limitação aconchegante. O ritmo cardíaco de dois corações que revelam o Novo Tempo, de uma mãe e de um filho, numa mesma sintonia, o Cronos se envergonha pois não é capaz de contar e registrar e assim, entra em cena, como nunca, o Kairós, para registrar o “irregistrável”: Deus se fez gente como a gente.

Outrora recebíamos a benção para o tempo (cf.Nm5,22-27 e Sl66), agora o tempo é uma benção. A Celebração de Santa Maria Mãe de Deus é uma oportunidade ímpar pra se “recontar” a própria história à partir do Kairós que “bate” no coração em cada Eucaristia. O início do ano civil se torna graça e missão, momento de “globalizar a fraternidade” (cf. Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz) e lutar contra todo tipo de escravidão que nega a mensagem da Encarnação do Verbo neste tempo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens e mulheres de boa vontade” (cf. Lc2,14).

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *