23 de Fevereiro de 2015

Formação Bíblica para Catequistas

Publicado por

Como parte das decisões tomadas nas Assembleias Catequética e Paroquial realizadas em 2014, que decidiram priorizar a formação de catequistas para a implementação da Catequese com Estilo Catecumenal, foi realizada domingo, dia 15 de fevereiro, a primeira manhã de formação para Catequistas.

O Encontro foi realizado no Centro D. Florentino – Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Setor I da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Contou com a participação de 65 catequistas, tendo como tema a Bíblia (linguagem, processo de escrita e livros) e a assessoria de Marcelo Viana.

2

A acolhida aos Catequistas, direcionada pela Equipe de Catequese do Setor II, iniciou-se a partir das 7h30min, sendo em seguida realizado o momento orante com a equipe do Setor III. Cantos, espiritualidade, oração a partir do Evangelho do Dia (Marcos 1, 40 – 45).

3

Ato contínuo foi apresentada a nova equipe de Coordenação da Catequese e definidos os horários de realização dos encontros e a permanência da ideia central em realizá-los de forma itinerante – nos setores – para que a equipe de Catequese conheça a realidade de todos os setores da Paróquia.

4

Marcelo Viana contou a História do Tesouro, levando aos presentes a importância de “encontrar” a Bíblia, praticar e transmitir seus conhecimentos, haja vista a sede que todo catequista tem que ter de Deus.

Como será a missão do Catequista sem a Bíblia? Ela simplesmente não existe! E como você vai transmitir aquilo que não conhece?

5

5A

Apresentou basicamente a divisão em duas partes (1º e 2º Testamentos) e os oito agrupamentos básicos – Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais, Livros Proféticos,Evangelhos/Atos dos Apóstolos, Cartas Paulinas, Cartas Católicas e Apocalipse.

6

6A

Foram realizados ainda estudos práticos sobre os principais textos bíblicos, origem, escrita, linguagem bíblica e nos grupos de trabalho cada equipe realizou estudo sobre cada um dos agrupamentos de livros da Bíblia.

7

7A

Nas apresentações, cada grupo expôs seu trabalho de acordo com a metodologia definida pela equipe e o importante foi a troca de experiências e o estudo dirigido nas equipes, ficando clara a participação coletiva e os entendimentos quanto aos livros da Bíblia.

8

8A

O encontrou foi encerrado às 11h30min com a oração realizada pelo Pároco Frei José, após os avisos e comunicados de praxe.

Todos os Catequistas estão desde já convocados a participar da segunda manhã de Formação, que será realizada dia 1º de março, no Centro Esperança. Tendo como temática a Bíblia (Leitura Orante) e será assessorado por Antônio Paulino dos Santos.

9

Não há Catequese sem Bíblia! Não há aprendizado sem dedicação!

Contamos com a presença de todos…

Centro Esperança… Dia 1º de março, 7h45min.

Antônio Paulino dos Santos – Catequista do Setor I

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *