30 de Junho de 2015

Encontro de Formação Missionária para Conselhos: CPP e Missão

Publicado por

Lábrea-AM sediou no último fim de semana, nos dias 26, 27 e 28 de junho, mais um Encontro de Formação Missionária da Prelazia que teve como assessora a presidente do Conselho Missionário Nacional (COMINA), Irmã Dirce Gomes.

O coordenador de pastoral da Prelazia Orly Côco auxiliado pela equipe de organização do evento: Irmã Itárica Zandonadi (Missionária Agostiniana Recoleta), Daiane Guedes (secretária de Pastoral), Verilda Maciel (secretária paroquial), Aline Galvão (articuladora prelatícia da IAM) e Marcelo Viana (coordenador do COMIPA), articulou com as Paróquias os preparativos para que todas elas tivessem representações no encontro mediante a exigência da temática a ser trabalhada para os conselhos de pastoral e de missão.

O encontro também contou com uma representação da Diocese de Humaitá (AM), entre eles o representante do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Silvio Carlos.

Na quinta-feira (25) chegaram à Lábrea os representantes das paróquias de Tapauá (AM) e Canutama (AM) pela manhã, e os representantes da paróquia de Pauini (AM) pela tarde, todos foram recebidos pela equipe de acolhida no porto da cidade e acolhidos por famílias de nossas comunidades em suas casas, sendo ao todo 35 famílias acolhedoras. Os representantes da Diocese de Humaitá chegaram à tarde de sexta-feira (26) e foram acolhidos na casa Episcopal.

O encontro iniciou com a missa de abertura na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, que foi presidida pelo bispo da Prelazia Dom Jesus Moraza, onde a comunidade paroquial de Lábrea deu as boas vindas a Irmã Dirce e a todos os representantes. Após, todos seguiram para o galpão sociocultural da Escola Santo Agostinho para o credenciamento, entrega da programação e dinâmica de acolhida aos participantes.

Sábado (26), o encontro começou às 07h30min com o Oficio Divino das comunidades que foi conduzido pela paróquia de Lábrea. Seguiu-se a apresentação dos “rostos” das paróquias e da Diocese de Humaitá com partilha das experiências missionárias e suas realidades particulares.

20150627_095616

A partir das realidades apresentadas Irmã Dirce iniciou a exposição da temática a ser trabalhada durante o encontro: “Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e Missão”, onde ela encantou os participantes com seu vasto conhecimento sobre os Documentos da Igreja e missionariedade, como também com suas experiências missionárias em terras de missão, especialmente sua missão ad gentes na África.

20150627_101250

Às 17h20min a Paróquia de Pauini dinamizou o Terço Missionário na oração da tarde que foi rezado pelas intenções do Papa Francisco em favor de todos continentes.

20150627_175520

A partir das 19h30min, aconteceu na quadra da Escola Santa Rita a noite cultural recreativa do encontro que teve como tema: “Arraiá da Prelazia” onde cada Paróquia trouxe uma apresentação cultural para animar o momento e todos se divertiram com a quadrilha improvisada coordenada pela paroquia de Pauini. Também houve bingo de brindes e muita comida típica.

No domingo (27), a programação do encontro teve inicio às 07h30min com a Santa Missa que foi preparada pela paróquia de Canutama e presidida por Frei Antônio Aguado.

20150628_074130

Em seguida Irmã Dirce deu continuidade ao tema e fez a conclusão. Após a avaliação do encontro, Orly fez os agradecimentos finais a todos os participantes, às equipes de trabalhos, às famílias acolhedoras, às escolas Santa Rita e Santo Agostinho que nos cederam seus espaços, ao COMIRE e COMINA. Dom Jesus agradeceu a Irmã Dirce e entregou-lhe uma lembrança em nome da Prelazia de Lábrea, um remo e uma canoa, símbolo da missão em nossa realidade.

20150628_121256

Seguiu-se a oração com bênção de envio e o almoço de despedida. Participou do encontro um total de 160 representantes de todas as paróquias da Prelazia e da Diocese de Humaitá, entre padres, religiosos e leigos.

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *

1 Comentários

Joana Barcellos

Trabalho muito bonito. Meu coração está com vocês
Joana Barcellos