28 de Novembro de 2019

Diretrizes da Igreja e Sínodo iluminam assembleia paroquial de Lábrea

Publicado por

No último fim de semana a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré da Prelazia de Lábrea – AM realizou sua Assembleia Paroquial iluminada pelas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE- 2019-2023) e pelos reflexos do Sínodo Especial para a Amazônia.
A assembleia teve início na noite de sexta-feira (22) no salão paroquial Santo Agostinho e contou com a participação de mais de 100 pessoas entre leigos, religiosos e religiosas, sacerdotes e o bispo da Prelazia. Ressalta-se que houve uma significativa participação de membros das comunidades ribeirinhas que são acompanhadas pela Pastoral das Curvas e desobrigas.
Dom Santiago Sánchez apresentou as Diretrizes Gerais da Igreja com ênfase nos 04 pilares que sustentam a comunidade eclesial missionária: pilar da palavra, do pão, da caridade e da ação missionária. Em seguida fez uma partilha sobre o Sínodo da Amazônia com ênfase nos resultados do documento final.
No sábado (23) deu-se continuidade à assembleia pela manhã com a celebração da Santa Missa que foi presidida pelo pároco Frei Miguel Angel Peralta Soret e dinamizada pelas comunidades do setor II paroquial. Seguiu-se com a apresentação dos relatórios anuais das comunidades, pastorais, movimentos, obras, serviços e ministérios afim de se ter um rosto da ação pastoral paroquial.
Considerando o modelo de organização pastoral da Igreja do Brasil por comissões específicas e a proposta das últimas assembleias pastorais da Prelazia de organizar-se de forma semelhante, a coordenação da assembleia paroquial decidiu em sua dinâmica trabalhar constituindo as comissões a partir dos 04 pilares apresentados uma vez que as DGAE (2019-2023) pressupõem tal organização nas instâncias diocesana e paroquial.
Após as apresentações dos relatórios Marcelo Viana fez um resgate histórico das últimas assembleias pastorais da Prelazia acerca da temática das comissões a fim de apresentar a constituição pastoral das mesmas que a partir de então irão dinamizar e conduzir a articulação pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré de Lábrea na tentativa de responder aos anseios da Prelazia. As 04 Comissões constituídas são: Comissão Pastoral da Palavra – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica; Comissão Pastoral do Pão – Liturgia e Espiritualidade; Comissão Pastoral da Caridade – A Serviço da Vida e Comissão Pastoral da Ação Missionária – Estado Permanente de Missão.
Encaminhados para os trabalhos de grupos a fim de refletirem sobre quais iluminações e motivações as Diretrizes Gerais e o Sínodo da Amazônia trouxeram para a caminhada pastoral da paróquia de Lábrea cada grupo apresentou uma proposta de ação prioritária para cada pilar que depois de discutidos em plenário aprovou-se as seguintes propostas de ação para 2020: 1. Criação de uma Escola Bíblica para formação de forma itinerante; 2. Fortalecer a Pastoral Litúrgica; 3. Implantar a Cáritas na Paróquia; 4. Criação de obras sociais setoriais de atendimento samaritano; 5. Intensificar a ação missionária nas áreas não atingidas, despertando a espiritualidade missionária em todos os grupos juvenis, inclusive os que estão fora da Igreja; 6. Fomentar a formação permanente sobre a IVC; 7. Dinamizar o Serviço de Animação Vocacional.
A assembleia finalizou com um momento mariano, colocando os frutos da assembleia aos cuidados da Rainha da Amazônia e padroeira de Lábrea: Nossa Senhora de Nazaré.

TEXTO: Marcelo Viana

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *