27 de Dezembro de 2015

Deus que precisa de cuidados, de ser amamentado… de alguém para “trocar as suas fraldas”.

Publicado por

 Meu filho, por que agiste assim conosco?

Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”

Nazaré tem cheiro de aconhego, sua varanda é coberta pelo Mistério da vida ocultada na simplicidade do bem viver. Somente José e Maria, amigos e parentes, vizinhos e habitantes históricos de Nazaré, tiveram o privilégio da convivência com um pequeno garoto, que em nada tinha de diferente, somente sua natureza divina expressada na sua humanidade integradora.

Em família, em comunidade, em sociedade, Jesus degustou a alegria do Bem Viver. Deus que se rende aos carinhos maternais, às exigencias paternais. Deus que precisa de cuidados, de ser amamentado… de alguém para “trocar as suas fraldas”. Deus que é “educado na fé”, no caminho da espiritualidade, na beleza dos ritos, nas festas populares, nas peregrinações existênciais.

Ninguém poderia imaginar… mas a Encarnação revela o imenso amor de Deus pela humanidade, e agora, Ele pode falar “mais autoridade sobre o assunto”, pois Ele se fez gente como agente.

É tão bom recordar os momentos de família! Experiências maternais, paternais, fraternais… amigos de infância… o cheiro e o gosto da infância aquece nossos “dias de adultos”. Podemos imaginar que na celebração de Hoje, Jesus, no Coração da Trindade, “se emociona” ao recordar, ou seja, renova no coração, as alegrias recebidas em seu doce convívio em Nazaré, pois “ao ser tornar Família Humana” Ele se deixou educar por aquilo que o ser humano tem de melhor: a capacidade de amar e ser amado. Em Nazaré, sob os cuidados da Virgem, de José… ele cresce em Misericórdia: Coração Divino que se inclina, que se abaixa… rumo à plena humanidade.

Por pe. Éder Carvalho Assunção

Missionário da Prelazia de Lábrea no Corno da África [email protected]

Uma Leitura Orante:

Eclo 3,3-7.14-17a / Sl 127 / Cl 3,12-21 / Lc 2,41-52

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *