17 de Outubro de 2014

Conselho missionário da Paróquia de Lábrea visita o ramal do km 26

Publicado por

            O Conselho Missionário da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Lábrea/AM, animado e impulsionado pelo espírito missionário que somos convidados a viver e testemunhar enquanto cristãos e como Igreja de Jesus Cristo “em saída”, saiu em missão no último dia 04 de outubro com destino ao ramal¹ do Km 26 – BR 230, para visitar as famílias que lá residem e celebrar a fé juntamente com elas.

DSC09794

            Os missionários, entre os quais houve uma representação da Infância Missionária da Paróquia, foram destemidos e perseverantes, pois saíram da cidade ao amanhecer sob uma ameaça de chuva, o que dificultaria o acesso ao ramal, pois as condições da BR 230 não são lá animadoras. Mas a viagem pela estrada foi tranquila e os missionários não desanimaram, mantendo o espírito de oração e alegria necessários para a missão da Igreja, não deixando que os desafios roubassem a alegria da evangelização, como nos pede o Papa Francisco em sua exortação “A alegria do Evangelho”.

            Chegando ao ramal, os missionários foram distribuídos em pequenos grupos para visitarem as famílias e convidarem para a celebração da Santa Missa. As famílias por sua vez acolheram com muita receptividade e alegria, pois as visitas missionárias são sempre um momento de partilha da fé e da vida com nossos irmãos e irmãs, que falam de suas dificuldades, tristezas, anseios, alegrias e esperanças.

DSC09823

            As 10h30min deu-se início a celebração da Eucaristia na Escola Municipal Santa Helena, com grande participação dos moradores. A celebração foi presidida por Fr. José Garcia (Administrador Paroquial), auxiliado pelo diácono Fr. Geraldo (recém-chegado a Paróquia para uma experiência missionária). Durante a Missa celebrou-se o Sacramento do Batismo do pequeno Thalisson.

DSC09850

            Após a celebração, antes de retornarem para suas casas os missionários compartilharam um almoço na beira da estrada, num momento de partilha convivência fraterna.

            Durante a Ação Missionária empreendida no ramal tivemos a presença ilustre da Provincial das Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas, Ir. Josefina Casagrande, que estando nos últimos dias em visita fraterna as Irmãs de Lábrea, aproveitou para acompanhar-nos nesta Missão.

DSC09858

            É maravilhoso sentir a força de vontade e disponibilidade de nossos missionários que se propõem à Missão do Reino. Sabe-se que é sempre um testemunho de nossa fé partilhar da alegria do Evangelho, pois “quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, não se ouve a voz de Deus, não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem” (EG²,2).

DSC09818

            Que neste mês de outubro, mês dedicado às missões possamos renovar nosso espírito e ardor missionário através da mística e da ação, pois como nos anima o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia mundial das Missões: “Todos os discípulos do Senhor são chamados a alimentar a alegria da evangelização”.

DSC09864

Ao mesmo tempo em que agradecemos, desejamos as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora de Nazaré sobre a vida de cada missionário e missionária que participam conosco da Ação Missionária Paroquial que acontece todos os meses em nossas comunidades. Sem dúvida nenhuma a nossa melhor recompensa será a alegria pelos frutos da missão que vamos percebendo a cada casa e família visitada que acolhe a mensagem do Senhor.

DSC09876

“O discípulo do Senhor persevera na alegria, quando está com Ele, quando faz a sua vontade, quando partilha a fé, a esperança e a caridade evangélica” (Mensagem do papa Francisco para Dia Mundial das Missões 2014)

1. Ramal = caminho subsidiário de estrada de rodagem ou de ferro. (Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa, 2000).

2. EG = Evangelii Gaudium, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre a Alegria do Evangelho.

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *