10 de Dezembro de 2015

Congresso de Catequese: uma nova perspectiva para a Prelazia de Lábrea

Publicado por

A Prelazia de Lábrea realizou no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2015 o 1º Congresso de Iniciação à Vida Cristã da Prelazia, que contou com a participação de catequistas das Paróquias de Lábrea, Canutama (incluindo Belo Monte), Tapauá e Pauini.
O encontro contou com a assessoria do Irmão Marista Jorge Luiz Lapa que tratou da temática: Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal.
Os visitantes foram acolhidos nas residências de alguns catequistas de Lábrea, o que facilitou o entrosamento dos participantes no evento.
A abertura do encontro, na sexta-feira, dia 30, foi marcada com uma Celebração Eucarística na Catedral, tendo em seguida o credenciamento dos participantes e apresentação das Paróquias na Quadra do Centro Esperança, encerrando-se com um lanche de recepção.
No sábado, dia 31, foi apresentada a temática e realizadas as primeiras conversas e troca de experiências a partir da temática. A Paróquia de Pauini, que há 2 anos já utiliza a catequese em estilo catecumenal relatou suas experiências e dificuldades na implementação da proposta e as demais iniciando as formações e estudos sobre a proposta aproveitaram para conhecer um pouco mais do modelo, a partir das práticas e direcionamentos do assessor.

ff
O dia 1º de novembro foi marcado pela prática de oficinas, onde o assessor explicou as principais celebrações existentes no Catecumenato: Apresentação de catecúmenos, Celebração de Eleição, Celebração da Luz e Entregas do Creio e do Pai-Nosso e após a divisão dos grupos cada um estudou e apresentou uma celebração ou entrega conforme estabelecido.
O dia 02 de novembro, segunda-feira, foi marcado pelos esclarecimentos e tira-dúvidas finais. No cinema, foi apresentado vídeo do Padre Leomar sobre Iniciação à Vida Cristã com a nova proposta de catequese: suas dificuldades, vantagens e desafios frente à sociedade.
O Congresso contou ainda com muita espiritualidade, animação, Noite Cultural, e o mais importante: o relato da Catequese nas Paróquias, o entrosamento entre os participantes e a satisfação do dever cumprido, dada a importância da temática e especialmente a contribuição dada pelo assessor às Paróquias.
Ao final foram feitas as homenagens de praxe e realizado o envio dos Catequistas. Agradecemos a todos aqueles que contribuíram para a realização do congresso (sem exceção) e ficamos na torcida para que todas as Coordenações de Catequese das Paróquias possam colocar em prática os inúmeros conhecimentos adquiridos.
Não podemos jamais esquecer: Pré-Catecumenato, Catecumenato, Purificação/Iluminação e Mistagogia.

Antônio Paulino dos Santos -Coordenador Catequese Setor I

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *