26 de Março de 2015

Comunidade São José celebra seu Santo Padroeiro

Publicado por

A comunidade São José celebrou entre os dias 09 a 19 de março as festividades em honra ao seu Santo Padroeiro, que é um dos Santos mais querido da devoção popular da Igreja. Foram 11 dias na “presença de Deus, em companhia de São José” marcados por grandes momentos de fé, devoção, alegria e confraternização na Paróquia de Lábrea.

A coordenação e a comissão litúrgica da comunidade deram continuidade à dinâmica do ano passado de homenagear algumas profissões específicas, considerando que São José é aclamado como padroeiro dos trabalhadores. Assim, durante cada noite do novenário a comunidade homenageou profissionais dos respectivos seguimentos trabalhistas: comerciantes, açaizeiros, eletricistas, motoristas, marceneiros, mecânicos, garis, cozinheiras e pescadores.

A estrutura celebrativa da novena foi preparada com grande zelo e devoção, onde em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade refletiu-se muitos traços das virtudes de São José como patrono da Sagrada Família. Os temas de cada noite foram: José, a serviço da vontade de Deus; José, exemplo de pai; José, exemplo de cuidado e proteção; José, homem atento e generoso; Sagrada Família, modelo de família; José, o homem do silêncio; Jesus é a luz que veio ao mundo; José, exemplo de paciência; José, homem justo; José, fez do sonho de Deus o seu sonho e José, padroeiro da Igreja.

O novenário teve início na noite do dia 09 com grande participação dos devotos e da comunidade em geral, onde em cada noite uma pastoral ou movimento dinamizava e conduzia a novena acompanhado de um leigo, frei ou religiosa que ministrava a palavra. Após, sempre havia vendas de doces e salgados na frente da capela, como também de artigos religiosos.

2. NOVENÁRIO

No dia 18, houve também a tradicional Adoração ao Santíssimo Sacramento, onde frei José Garcia (administrador paroquial), levou os fieis devotos e amigos de São José a um forte momento de fé, louvor e adoração ao Senhor Jesus. Foi uma noite abençoada para cada pessoa que ali se encontrava. Ainda nesta noite aconteceu a primeira noite de festejo com quermesse.

3. ADORAÇÃO

4. ADORAÇÃO

Dia 19, dia de São José, a programação da solenidade do padroeiro teve inicio as 18h00min com a Santa Missa presidida por Frei José acompanhado de Frei Geraldo Inácio. Seguiu-se a procissão pelas ruas do bairro e a ultima noite de festejo.

6. SANTA MISSA

Na ocasião a comunidade homenageou duas pessoas queridas: Ir. Itárica Zandonadi (MAR), pelos seus 46 anos de vida consagrada religiosa, pessoa muito querida e admirável na sua missão; e o empresário Sr. José Washington Pires de Araújo, grande amigo de São José, colaborador fiel das atividades que a comunidade desenvolve. Além das homenagens, parabenizou-se os aniversariantes e os “Josés” e “Josefas”.

7. HOMENAGENS

7.1 CHEGADA DA PROCISSÃO

O festejo foi recheado de expressões culturais como músicas, danças, teatro, leilões, bingo, desfile de “príncipes” e “princesas”, além da escolha da rainha do festejo, onde Miriely Alves Amâncio recebeu das mãos de Maria Carvalho Lopes a faixa de Rainha São José 2015.

9. ENTREGA DA FAIXA

10. RAINHA DO FESTEJO

As famílias presentes também puderam saborear pratos típicos deliciosos e muitas outras guloseimas de qualidade.

De acordo com a coordenação do festejo da comunidade “as festividades de São José só aconteceram graças à união e o empenho das pessoas como: leigos, religiosos (as), pastorais, grupos de jovens e adolescentes e colaboradores e amigos de São José”.

8. DANÇA DO LAMPIÃO

5. QUADRILHA MIRIM

A comunidade está de parabéns pela realização de tão belo festejo, onde os fiéis puderam usufruir durante toda a programação da companhia de São José, e dele aprenderem suas virtudes para crescerem cada vez mais na fé e no seguimento a Jesus Cristo e sua Igreja.

11. FAMÍLIAS REUNIDAS NO FESTEJOS

Em nome da comunidade agradecemos todas as famílias, comerciantes, empresários e devotos que contribuíram, e a todas as equipes de trabalhos que colaboram com seu serviço prestativo de entrega e doação a fim de que se realizasse esta grande festa em honra de São José.

Que o nosso pensamento seja como o de São José: doce, calmo, sereno e suave” (São João XXIII). Viva São José!

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *