A equipe de campanhas da Prelazia de Lábrea, composta por Frei Jesus Cortés (OAR), Leydiane Rebouças e Vanessa Araújo realizaram no último sábado (07), uma manhã de formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 para os agentes de pastorais e lideranças da Paróquia de Lábrea.
O encontro aconteceu no Centro Comunitário Santo Agostinho e contou com a participação de representantes de todas as comunidades, pastorais e movimentos, além da participação das religiosas Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas, dos Freis Agostinianos Recoletos e do bispo da Prelazia, D. Jesus Moraza.
A dinâmica de apresentação do texto-base da CF seguiu a metodologia do ver, julgar e agir, considerando as três primeiras partes do documento que fazem referencia respectivamente a um breve histórico das relações Igreja e sociedade no Brasil; a relação Igreja-sociedade à luz da palavra de Deus e Igreja e sociedade: serviço, diálogo e cooperação.
O tema norteador da CF deste ano é: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, sob o lema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45). A Igreja do Brasil nos convida a estarmos atentos a relação existente entre a Igreja e a sociedade como forma de nos ajudar a compreendermos a situação atual dessa relação, apontando novos métodos e novas linguagens para evangelizar e cooperar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna (Círculos Bíblicos da CF).
Para tanto, apresenta-se como objetivo geral: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”.
Partindo das reflexões e apontamentos feitos pela equipe de campanhas, o grupão foi subdividido em cinco grupos a fim de discutirem e apresentarem duas propostas de ação paroquial para serem votadas e aprovadas como compromisso concreto de ação da Paróquia em conformidade com a campanha.
Após a apresentação das propostas, foram votadas e aprovadas as seguintes ações:
1- Reativar a farmácia solidária Irmã Cleusa com profissional técnico de enfermagem capacitado para atendimento, solicitado da prefeitura;
2- Cobrar junto aos órgãos competentes a implantação de uma estrutura física adequada para atendimento e acompanhamento aos idosos, como também recursos humanos capacitados para realizarem atividades diversas com os idosos em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa.
Junto a essas propostas de cume paroquial, a equipe de campanhas assumiu o compromisso de trabalhar na formação e articulação de conselhos paritários em nível de Prelazia.
O encontro de formação foi muito proveitoso para todos os participantes, e a equipe de campanha está de parabéns pela organização e transmissão de maneira acessível da temática desse ano. Ao término foram entregues cartazes e materiais sobre a campanha para as comunidades.
Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA