16 de Outubro de 2014

Boletim das Pontifícias Obras Missionárias

Publicado por
Confira abaixo o Boletim das Pontifícias Obras Missionárias
Fonte: www.pom.org.br

Cartaz-InternetNeste  domingo, dia 19 de outubro, celebra-se o Dia Mundial das  Missões quando se realiza a Coleta missionária. Todos os anos, o papa  escreve uma Mensagem especial onde reflete sobre os desafios da missão em todo o  mundo.  “Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso,  continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são  chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza,  missionária: a Igreja nasceu «em saída»”, afirma o papa Francisco logo no início  da Mensagem.

Baixe aqui a Mensagem do papa  Francisco

Orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro, Mês  das Missões

Apresentação da Campanha Missionária  em Power Point

Nossa missão é o  mundo – Pe. Camilo  Pauletti
Campanha Missionária  2014 – Pe. Jaime C.  Patias

**************************

Por Jaime C. Patias    
14 / Out / 2014 09:09 
A Terra Santa, lugar onde  nasceu e viveu Jesus, recebe anualmente 3, 5 milhões de turistas estrangeiros.  Destes, 60 mil são brasileiros, sendo que 50% viajam por motivo religioso. Cada  visitante permanece entre 7 e 12 dias na região e injeta em média 1.300 dólares  no mercado. O Estado de Israel controla quase todos os roteiros e lugares  turísticos, mesmo os que estão em território palestino e lucra cerca de 30  milhões de dólares por ano. Enquanto isso, o Estado da Palestina ganha  aproximadamente 1 milhão de dólares.

O discurso para atrair  turistas é marcado pela ideologia israelense que conta a história a partir de  uma visão unilateral e de controle, o que impede ao visitante conhecer a real  situação do povo palestino. Diante dessa situação, membros do “Kairós Palestina  Brasil”, representantes de diversas instituições e simpatizantes realizaram, nos  dias 9 e 10 de outubro, em Brasília (DF), uma consulta sobre Turismo Religioso  justo e responsável. A proposta não é combater o Turismo Religioso, mas elaborar  um código de conduta para uma prática de turismo alternativo e a partir do povo  palestino. Após intensa troca de informações e reflexões o grupo traçou  princípios e diretrizes para a redação de uma carta sobre o  tema.

O  advogado palestino Dafer Kassis, secretário de incidência pública do Grupo de  Turismo Alternativo, uma organização sediada em Belém, participou da reunião e  explicou que o Grupo vem trabalhando de forma diversificada, em duas áreas: o  turismo propriamente dito e um Centro de Estudos que realiza pesquisas sobre  temas específicos como, meio ambiente e direitos humanos. (Ler  mais…)

***********************

13 / Out / 2014 17:43 
 A cada ano que passa o dia da Padroeira do Brasil é  celebrado em Roma com mais entusiasmo e espírito de comunhão por parte dos  brasileiros residentes na Itália com o apoio de italianos e outros imigrantes da  cidade. Este ano as celebrações se iniciaram no dia 11 de outubro com a missa  solene no Colégio Pio Brasileiro. A Eucaristia foi presidida pelo presidente da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Raymundo Damasceno que  participa do Sínodo sobre a família, e concelebrada pelo cardeal de São Paulo  dom Odilo Scherer e o cardeal Emérito de Salvador dom Geraldo Magela Agnelo. A  capela do Colégio ficou superlotada pela presença de inúmeros padres,  religiosos, religiosas e leigos e representantes das embaixadas brasileiras em  Roma.

O padre João Roque Rohr,  ex-reitor da comunidade e outros jesuítas também estivem presentes neste momento  de ação de graças. Após 80 anos de dedicados serviços, a Companhia de Jesus  entregou a direção e a gestão do Pio Brasileiro ao clero diocesano do Brasil  (CNBB). A nova diretoria tomou posse no ultimo dia 30 de setembro. A respeito do  serviço, o novo reitor padre Geraldo dos Reis Maia, oriundo da diocese de  Uberaba, disse ser “uma grande alegria em poder servir bem, mas ao mesmo tempo  uma grande responsabilidade” devido à importância do colégio “para os futuros  formadores do Brasil, professores, os reitores do seminário e as pessoas que vão  estar à frente da formação do povo de Deus”. (Ler  mais……)

*************************

13 / Out / 2014 07:58 
Segundo o Protocolo de Palermo  (2003), para se configurar como Tráfico são necessários três elementos: os atos  (recrutamento, transportes, alojamento), os meios (ameaças, uso da força, rapto,  engano, abuso de autoridade, aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o  consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre a outra) e a finalidade  de exploração (prostituição, exploração sexual, trabalho forçado, remoção de  órgãos).

Contudo, para se configurar  como crime de tráfico humano, o consentimento da vítima é irrelevante. A maior  incidência do tráfico internacional de brasileiros ou brasileiras é para fins de  exploração sexual; os países onde mais brasileiros e brasileiras, vítimas do  tráfico de pessoas, foram encontrados são: Suriname, Suíça, Espanha e  Holanda. (Ler  mais….)

Acesse aqui o 3º Dia da Novena no  Livrinho Assista ao DVD da Campanha  Missionária, 3º Dia da Novena

Baixe aqui as orações dos  fiéis para os quatro domingos de outubro

**********************

Por Assessoria de Imprensa    
14 / Out / 2014 08:16 
Desde os anos 1970, com a  maior integração dos mercados internacionais, o Brasil vem recebendo cada vez  mais imigrantes de países vizinhos. Eles vêm em busca de trabalho e das  oportunidades de melhoria de vida, seja no meio rural ou no meio urbano. Dentre  os grupos que se encontram nas cidades, o maior vive na Grande São Paulo,  inseridos no setor de confecções ou em pequenos comércios. São bolivianos,  paraguaios, peruanos,chilenos, colombianos e, mais recentemente,  haitianos.
Cresce ainda o número dos  que pedem refúgio vindos de diferentes países da África e Ásia. A maioria estão  indocumentados ou em situação precária de regularização, vivendo em locais  insalubres, segregados do cotidiano das cidades. Como estrangeiros, de cultura  diferente da nossa e muitas vezes sem escolaridade, submetem-se a trabalhos  informais que propiciam situações de trabalho semelhante ao trabalho escravo.  (Ler  mais….)

Acesse aqui o 4º Dia da Novena  no Livrinho Assista ao DVD da Campanha  Missionária, 4º Dia da Novena

Confira Testemunho: Padre Alejandro Cifuentes fala  sobre migrantes no meio urbano

Baixe aqui as orações dos fiéis para  os quatro domingos de outubro

************************

14 / Out / 2014 07:43 
 Entrei na congregação religiosa dos Missionários de São  Carlos – scalabrinianos no México, meu país de origem. Tornei-me missionário com  o sonho de um dia poder acompanhar o povo migrante. A minha motivação foi uma  frase que um dia, um velho missionário da minha congregação, repetindo as  palavras do Beato Scalabrini, falou em um encontro de jovens: “Não se pode  chegar ao Senhor com os sapatos limpos”, ou seja, é preciso percorrer muita  estrada para poder entender a missão.  Foi assim que me aventurei nesse sonho, “fazendo-me  migrante com os migrantes”. Dos sete anos de ministério, quatro deles vivi na  Itália e três aqui no Brasil.

Assista no DVD da  Campanha, o testemunho do padre Alejandro, 4º Dia da  Novena

Há um ano, assumi a missão  junto aos migrantes de língua espanhola na Grande São Paulo. Esforço-me para  conhecer a realidade e cumprir a missão a mim confiada, procurando dar  continuidade ao trabalho dos missionários anteriores, visitando as famílias nas  diversas regiões da Grande São Paulo, ajudando na conservação das  práticas religiosas da terra de origem, algo muito complicado devido à realidade  da grande metrópole. Além disso, acompanho as situações do dia-a-dia na vida dos  migrantes. (Ler  mais…)

***************************

Por Roselei Bertoldo *    
13 / Out / 2014 08:19 
A “Rede Um Grito pela Vida” é um  espaço de articulação e ação contra o tráfico de pessoas. Constituída por  aproximadamente 150 religiosos e religiosas de diversos Regionais e  Congregações, desde 2006 é parte constitutiva da Conferência dos Religiosos do  Brasil (CRB) Nacional. Atua nas diversas localidades, estados e municípios do  Brasil, e integra a “Talitha Kum – Rede Internacional da Vida Religiosa  Consagrada contra o Tráfico de Pessoas”.

Na CRB Regional Manaus –  Roraima, a “Rede Um Grito pela Vida” é constituída por nove irmãs de sete  congregações, lideranças comunitárias e de pastoral, Cáritas Arquidiocesana de  Manaus e Equipe Itinerante da CRB. O grupo se reúne semanalmente para estudos e  aprofundamentos da temática do tráfico de pessoas na Região, faz planejamentos e  articula-se para executar ações preventivas de enfrentamento.

Assista ao DVD da  Campanha Missionária, 3º Dia da Novena

A experiência missionária da  Rede é como aquela das parteiras do Egito (Ex 1, 15-17). Elas usam uma  estratégia que, no silêncio e nas relações corpo-a-corpo, defendem e promovem a  vida. Nossas ações concretas visam, principalmente, sensibilizar as pessoas  sobre a temática do tráfico, dando visibilidade a este crime na região  amazônica. (Ler  mais….)

***************************

13 / Out / 2014 18:44 
A diocese de Januária no  Estado de Minas Gerais realizou, no dia 4 de outubro, um encontro de formação  para Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (EFAIM).  A formação que aconteceu na paróquia Catedral Nossa Senhora das Dores, em  Januária e começou logo cedo com a um momento de espiritualidade e a  apresentação dos 30 participantes.

A história e carisma da IAM,  metodologia e organização, capacitação de coordenadores de grupos,  perfil do assessor e psicopedagogia das idades, foram alguns dos  temas estudados. A programação incluiu ainda, entretenimento e trabalho de grupo  motivado por três perguntas: 1) Quais são as dificuldades em ser missionário e  assessor hoje? 2) Catequese e IAM podem trabalhar juntos? 3) Quais as  dificuldades enfrentadas na comunidade para desenvolver o trabalho  da IAM?

Nos grupos, os participantes  partilharam sobre os problema encontrados na evangelização em Januária,  responderam as perguntas e também fizeram uma avaliação do encontro. Sugeriu-se  ainda, uma ação de evangelização com as crianças locais, uma espécie de missão  popular com as crianças. (Ler  mais….)

***************************

10 / Out / 2014 22:52 
O papa Francisco insiste, com  frequência, que a conversão pastoral não acontece sem a necessária mudança de  atitudes em suas principais lideranças: bispos, presbíteros, diáconos,  religiosos e leigos. A tão almejada mudança passa pela formação. Sua voz se faz  ouvir e é levada a sério por muitas pessoas que exercem ministério de liderança  no nosso Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). Por isso, percebemos o  multiplicar-se de iniciativas que visam criar nos cristãos uma nova mentalidade,  mentalidade ainda mais missionária, mesmo que essa seja uma tarefa árdua e  difícil. Dioceses de Juazeiro  e Barra O seminário das dioceses  de Juazeiro e Barra, situado em Feira de Santana (BA), promoveu, dia 02 de  outubro, mais um encontro de formação missionária para seus membros. O evento  foi assessorado pelo coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire),  padre Antônio Niemiec, CSsR. A partir da missão de Jesus e da Igreja, ele  abordou o significado da missão, alertando que a compreensão e a vivência da  missão não podem se limitar apenas ao deslocamento físico ou à tarefa recebida  porque, então, a missão seria algo extrínseco ao ser do cristão. E concluiu, com  as palavras do papa Francisco, que “a missão é algo que não posso arrancar do  meu ser […]. Eu sou uma missão nesta terra, e é para isso estou neste mundo”  (Evangelii Gaudium, 273). A partir dessas reflexões, padre Antônio  explicou porque a Santa Teresinha é a Padroeira das missões. (Ler  mais…)
*************************
Por  Assessoria de Imprensa   
12 / Out / 2014 18:28 
Por ocasião do Dia da Criança é  oportuno recordar a Declaração Universal dos Diretos das Crianças. A 20 de  Novembro de 1959, em reunião a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas  aprovou a seguinte declaração: Toda criança tem Direitos

Princípio I – À igualdade, sem distinção de raça,  religião ou nacionalidade.
A criança desfrutará de todos os direitos  enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as  crianças, sem qualquer exceção, distinção ou discriminação por motivos de raça,  cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza,  nacionalidade ou origem social, posição econômica, nascimento ou outra condição,  seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II – Direito  a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
A  criança gozará de proteção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem  estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se  física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal,  assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este  fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da  criança. (Ler  mais….)

**************************

Por  Assessoria de Imprensa   
08 / Out / 2014 10:51 
No contexto das festividades  do Jubileu de Ouro do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), no dia 27 de setembro, no  Santuário Nossa Senhora de Guadalupe em Curitiba, durante celebração transmitida  em rede de Televisão e Rádio, a Igreja no Paraná enviou seus primeiros cinco  missionários para o continente africano.

Quem acolherá os  missionários será a Igreja na Guiné Bissau, mais precisamente a diocese de  Bafatá. Lá bispo brasileiro, dom Pedro Zilli, PIME, confiou à Igreja do Regional  Sul 2 a evangelização da cidade de Quebo, com cerca de 20.000 habitantes e que  até o momento conta com menos de 100 fiéis cristãos. A população é  predominantemente muçulmana e da religião tradicional.

Os primeiros missionários  viajarão na próxima segunda-feira, dia 13 e residirão inicialmente numa casa  alugada, pois desejam ser testemunho de fé e de pobreza para a população local.  Acompanhados por pessoas da comunidade iniciarão, de imediato, a construção de  uma casa modesta de acordo com a realidade do povo, num terreno espaçoso  recebido em doação. O projeto prevê também, a construção de uma igreja, uma  escola e um pequeno hospital. A atuação dos missionários se dará em três  frentes: evangelização, alfabetização e na área da saúde. (Ler  mais…..)

********************************

Por Assessoria de Imprensa    
09 / Out / 2014 20:09 
A diocese de Petrópolis, no  Rio de Janeiro, realizou no dia 4 de outubro, o seu 4º Congresso da Infância e  Adolescência Missionária (IAM), que teve como tema “IAM da América a serviço da  missão” e Lema: “Ai de mim se eu não evangelizar”.

O evento que foi realizado  na paróquia São Sebastião em Piabetá – Magé (RJ), abriu logo cedo com uma dança  intitulada “nossa missão”. Em seguida, o assessor da IAM, padre Ludemir Teodoro  deu as boas vindas aos participantes e o padre Celestino Coelho, responsável  pelo decanato São José de Anchieta, dirigiu palavras de entusiasmo e alegria,  desejando a todas as crianças, adolescentes e assessores “um dia muito  especial”.

Participaram cerca de 280  crianças e adolescentes vindos de Magé, Posse, Rio de Janeiro, São Gonçalo,  Petrópolis, Teresopolis, Piabetá, Nogueira e Cascatinha.

A programação incluiu  tarefas para algumas paróquias tais como, teatro de São Francisco de Assis,  Terço Missionário, dinâmicas e brincadeiras procurando assim envolver a todos.  Os trabalhos encerraram com uma celebração Eucarística, presidida por dom  Gregório Paixão, bispo de Petrópolis que chegou mais cedo e se envolveu com as  atividades realizadas pelas crianças e adolescentes. O seu jeito alegre de  pastor que ama e cuida do povo animou os presentes. Por fim houve ainda a  partilha do bolo, onde dom Gregório fez questão de servir a todos. (Ler  mais…..)


Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da POM  – [email protected]

Telefone: (61)  3340-4494 –  Endereço: SGAN 905 Conj. B – Cep:  70.790-050

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *