Neste domingo, dia 19 de outubro, celebra-se o Dia Mundial das Missões quando se realiza a Coleta missionária. Todos os anos, o papa escreve uma Mensagem especial onde reflete sobre os desafios da missão em todo o mundo. “Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu «em saída»”, afirma o papa Francisco logo no início da Mensagem.
Baixe aqui a Mensagem do papa Francisco
Orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro, Mês das Missões
Apresentação da Campanha Missionária em Power Point
**************************
O discurso para atrair turistas é marcado pela ideologia israelense que conta a história a partir de uma visão unilateral e de controle, o que impede ao visitante conhecer a real situação do povo palestino. Diante dessa situação, membros do “Kairós Palestina Brasil”, representantes de diversas instituições e simpatizantes realizaram, nos dias 9 e 10 de outubro, em Brasília (DF), uma consulta sobre Turismo Religioso justo e responsável. A proposta não é combater o Turismo Religioso, mas elaborar um código de conduta para uma prática de turismo alternativo e a partir do povo palestino. Após intensa troca de informações e reflexões o grupo traçou princípios e diretrizes para a redação de uma carta sobre o tema.
O advogado palestino Dafer Kassis, secretário de incidência pública do Grupo de Turismo Alternativo, uma organização sediada em Belém, participou da reunião e explicou que o Grupo vem trabalhando de forma diversificada, em duas áreas: o turismo propriamente dito e um Centro de Estudos que realiza pesquisas sobre temas específicos como, meio ambiente e direitos humanos. (Ler mais…)
***********************
O padre João Roque Rohr, ex-reitor da comunidade e outros jesuítas também estivem presentes neste momento de ação de graças. Após 80 anos de dedicados serviços, a Companhia de Jesus entregou a direção e a gestão do Pio Brasileiro ao clero diocesano do Brasil (CNBB). A nova diretoria tomou posse no ultimo dia 30 de setembro. A respeito do serviço, o novo reitor padre Geraldo dos Reis Maia, oriundo da diocese de Uberaba, disse ser “uma grande alegria em poder servir bem, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade” devido à importância do colégio “para os futuros formadores do Brasil, professores, os reitores do seminário e as pessoas que vão estar à frente da formação do povo de Deus”. (Ler mais……)
*************************
Contudo, para se configurar como crime de tráfico humano, o consentimento da vítima é irrelevante. A maior incidência do tráfico internacional de brasileiros ou brasileiras é para fins de exploração sexual; os países onde mais brasileiros e brasileiras, vítimas do tráfico de pessoas, foram encontrados são: Suriname, Suíça, Espanha e Holanda. (Ler mais….)
Acesse aqui o 3º Dia da Novena no Livrinho Assista ao DVD da Campanha Missionária, 3º Dia da Novena
Baixe aqui as orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro
**********************
Acesse aqui o 4º Dia da Novena no Livrinho Assista ao DVD da Campanha Missionária, 4º Dia da Novena
Confira Testemunho: Padre Alejandro Cifuentes fala sobre migrantes no meio urbano
Baixe aqui as orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro
************************
Assista no DVD da Campanha, o testemunho do padre Alejandro, 4º Dia da Novena
Há um ano, assumi a missão junto aos migrantes de língua espanhola na Grande São Paulo. Esforço-me para conhecer a realidade e cumprir a missão a mim confiada, procurando dar continuidade ao trabalho dos missionários anteriores, visitando as famílias nas diversas regiões da Grande São Paulo, ajudando na conservação das práticas religiosas da terra de origem, algo muito complicado devido à realidade da grande metrópole. Além disso, acompanho as situações do dia-a-dia na vida dos migrantes. (Ler mais…)
***************************
Na CRB Regional Manaus – Roraima, a “Rede Um Grito pela Vida” é constituída por nove irmãs de sete congregações, lideranças comunitárias e de pastoral, Cáritas Arquidiocesana de Manaus e Equipe Itinerante da CRB. O grupo se reúne semanalmente para estudos e aprofundamentos da temática do tráfico de pessoas na Região, faz planejamentos e articula-se para executar ações preventivas de enfrentamento.
Assista ao DVD da Campanha Missionária, 3º Dia da Novena
A experiência missionária da Rede é como aquela das parteiras do Egito (Ex 1, 15-17). Elas usam uma estratégia que, no silêncio e nas relações corpo-a-corpo, defendem e promovem a vida. Nossas ações concretas visam, principalmente, sensibilizar as pessoas sobre a temática do tráfico, dando visibilidade a este crime na região amazônica. (Ler mais….)
***************************
A história e carisma da IAM, metodologia e organização, capacitação de coordenadores de grupos, perfil do assessor e psicopedagogia das idades, foram alguns dos temas estudados. A programação incluiu ainda, entretenimento e trabalho de grupo motivado por três perguntas: 1) Quais são as dificuldades em ser missionário e assessor hoje? 2) Catequese e IAM podem trabalhar juntos? 3) Quais as dificuldades enfrentadas na comunidade para desenvolver o trabalho da IAM?
Nos grupos, os participantes partilharam sobre os problema encontrados na evangelização em Januária, responderam as perguntas e também fizeram uma avaliação do encontro. Sugeriu-se ainda, uma ação de evangelização com as crianças locais, uma espécie de missão popular com as crianças. (Ler mais….)
***************************
Princípio I – À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer exceção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição econômica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II – Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
A criança gozará de proteção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança. (Ler mais….)
**************************
Quem acolherá os missionários será a Igreja na Guiné Bissau, mais precisamente a diocese de Bafatá. Lá bispo brasileiro, dom Pedro Zilli, PIME, confiou à Igreja do Regional Sul 2 a evangelização da cidade de Quebo, com cerca de 20.000 habitantes e que até o momento conta com menos de 100 fiéis cristãos. A população é predominantemente muçulmana e da religião tradicional.
Os primeiros missionários viajarão na próxima segunda-feira, dia 13 e residirão inicialmente numa casa alugada, pois desejam ser testemunho de fé e de pobreza para a população local. Acompanhados por pessoas da comunidade iniciarão, de imediato, a construção de uma casa modesta de acordo com a realidade do povo, num terreno espaçoso recebido em doação. O projeto prevê também, a construção de uma igreja, uma escola e um pequeno hospital. A atuação dos missionários se dará em três frentes: evangelização, alfabetização e na área da saúde. (Ler mais…..)
********************************
O evento que foi realizado na paróquia São Sebastião em Piabetá – Magé (RJ), abriu logo cedo com uma dança intitulada “nossa missão”. Em seguida, o assessor da IAM, padre Ludemir Teodoro deu as boas vindas aos participantes e o padre Celestino Coelho, responsável pelo decanato São José de Anchieta, dirigiu palavras de entusiasmo e alegria, desejando a todas as crianças, adolescentes e assessores “um dia muito especial”.
Participaram cerca de 280 crianças e adolescentes vindos de Magé, Posse, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Petrópolis, Teresopolis, Piabetá, Nogueira e Cascatinha.
A programação incluiu tarefas para algumas paróquias tais como, teatro de São Francisco de Assis, Terço Missionário, dinâmicas e brincadeiras procurando assim envolver a todos. Os trabalhos encerraram com uma celebração Eucarística, presidida por dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis que chegou mais cedo e se envolveu com as atividades realizadas pelas crianças e adolescentes. O seu jeito alegre de pastor que ama e cuida do povo animou os presentes. Por fim houve ainda a partilha do bolo, onde dom Gregório fez questão de servir a todos. (Ler mais…..)
Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da POM – [email protected]
Telefone: (61) 3340-4494 – Endereço: SGAN 905 Conj. B – Cep: 70.790-050