12 de Dezembro de 2015

Assembleia Paroquial 2015: Passos Norteadores para a Assembleia da Prelazia

Publicado por

No dia 21 novembro, a paróquia de Lábrea reuniu-se em assembleia paroquial no Centro Comunitário Santo Agostinho (anexo ao Centro Esperança) com a participação de 56 representantes das diversas comunidades, pastorais e movimentos, bem como os padres e religiosos que nela atuam.
A dinâmica da assembleia esteve voltada para as reflexões e anseios da Prelazia de Lábrea, no que diz respeito aos rumos que queremos seguir enquanto Igreja particular através do plano pastoral que será aprovado em janeiro de 2016 na assembleia prelatícia.
Em sua mensagem de abertura, Frei José Garcia Corcuera (administrador paroquial) ressaltou que o Espírito Santo ilumina nossas vidas, pastorais e comunidades, e se faz necessário ouvir a vontade de Deus em nossa paróquia e prelazia, pois como representantes de nossas comunidades as pessoas esperam muito de nós. Enfatizou a importância de ouvirmos a voz dos nossos pastores não esquecendo as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019), pois se queremos seguir o caminho certo não temos outro caminho a seguir.

P1320772
Após, o coordenador de pastoral, Orly Côco apresentou a proposta do Plano Pastoral da Prelazia que vem sendo elaborado por uma comissão composta por representantes das quatro paróquias entre padres, religiosos e leigos considerando as muitas reflexões apontadas pelas mesmas. O plano traz a metodologia utilizada pela Igreja segundo os critérios: ver, julgar e agir. Nesse primeiro momento, Orly apresentou apenas as propostas do ver e julgar.
Em seguida, a assembleia foi dividida em sete grupos para trabalharem em cima da terceira parte do plano (agir) a partir das prioridades propostas. Assim, os grupos puderam refletir sobre as mesmas e darem suas contribuições que serão levadas para assembleia da prelazia.

P1320784
Após o almoço, Orly falou sobre organização pastoral que se deseja fazer na prelazia a partir das pastorais e serviços das paróquias, seguindo a organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Assim, pretende-se formar nove comissões pastorais como forma de se ter uma melhor organização das linhas pastorais existentes na prelazia.
Uma vez apresentada a composição e objetivo de cada comissão elas reuniram-se para escolher um representante paroquial, que consequentemente comporá a comissão da prelazia. Dado o processo de escolha obteve-se o resultado a seguir respectivamente: Comissão Pastoral para a Ação Missionária – Marcelo do Nascimento Viana; Comissão Pastoral para a Vida e Família – Greice – Anny Silva e Souza; Comissão Pastoral para a Animação Bíblico Catequética (Equipe Paroquial de Iniciação Cristã) – Maria Borrosa da Silva Rodrigues; Comissão Pastoral para a Liturgia – Francisco Albuquerque Neves; Comissão Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz e Cuidado com a Criação – Antônia Pereira Lima; Comissão Pastoral para a Juventude e Serviço de Animação Vocacional – Maria Rita Ferreira Lima; Comissão Pastoral para a Comunicação – Manoel Brito Lima; Comissão Pastoral para o Laicato – Maria Alice Azevedo de Albuquerque. A Comissão Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso ainda será estruturada.
Em seguida falou-se sobre a representatividade da paróquia de Lábrea na Assembleia da Prelazia que acontecerá na Paróquia São João Batista em Canutama (AM).
Dando continuidade, Frei José coordenou a avaliação do plano pastoral paroquial 2015 onde se reafirmaram as prioridades “comunidade” e “família” com as ações que não foram realizadas. Após, agradeceu às equipes de serviços das comunidades que colaboraram nos trabalhos de acolhida, ambientação, oração, animação, cozinha, limpeza e secretaria, bem como a equipe de coordenação da assembleia.
A assembleia encerrou-se com um lanche às 16h45min após o momento de espiritualidade mariana, bênção e envio.

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *