Missionários em Espiritualidade

O Conselho Missionário da Paróquia (COMIPA) de Lábrea realizou no último sábado (28), uma manhã de espiritualidade para os missionários que atuam nas Ações Missionárias da Paróquia e para aqueles batizados que desejassem unir-se aos missionários na missão do Reino.

A espiritualidade foi conduzida por Marcelo Viana (coordenador do COMIPA), partindo do sentido e importância da oração na vida do missionário como reabastecimento espiritual para fortalecer na caminhada.

2

Assim, a condução da espiritualidade se deu a partir do texto bíblico de Romanos 10,14-15. Os missionários foram levados através de uma dinâmica a contemplarem os próprios pés, observando cada traço, percebendo sua beleza, pois o mais importante não são as sandálias, mas os pés que dão os passos na caminhada missionária no anúncio do Reino.

3

Durante o encontro, os participantes puderam fazer a experiência de “deserto” através do silêncio orante e meditativo do texto bíblico proposto como forma de interiorização para a partilha da Palavra.

4a

4b

Embora o texto bíblico fosse breve, seus questionamentos instigantes e sua profundeza produziram riquíssimas meditações a partir da realidade missionária de cada um. Na conclusão da partilha, destacou-se a frase de Dom Helder Câmara: “Não, não pares! É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa, manter o ritmo… Mas a graça das graças é não desistir. Podendo ou não, caindo, embora aos pedaços, chegar até o fim”.

5

A profunda espiritualidade missionária do inesquecível Dom Helder Câmara esteve muito presente nessa manhã orante, e esse primeiro momento encerrou-se com a sua mensagem “Missão é partir” em forma de oração.

6

A seguir, Aline Galvão (membro da coordenação do COMIPA) orientou a dinâmica do trabalho de grupo para os participantes, que consistia em que cada grupo ao receber a citação de uma passagem bíblica partilharia sobre a mesma e conversariam sobre como agir numa visita missionária e transmitir a mensagem para a família visitada.

7

Os 05 grupos que foram formados trabalharam com passagens bíblicas que serão utilizadas com ênfase durante as ações missionárias deste ano de 2015: Lc 8,4-15 – Parábola do Semeador; Mc 10,46-52 – Cura do cego Bartimeu; Lc 10,1-11 – Envio dos 72 discípulos; Lc 19,1-10 – Conversão de Zaqueu e Lc 15,11-32 – Parábola do Filho Pródigo.

8a

8b

A inspiração missionária dos participantes usou de muita criatividade e dinamismo durante as apresentações, assim cada grupo foi maravilhoso em suas colocações.

9a

9b

Após os grupos se apresentarem, Verilda Maciel e Ir. Itárica Zandonadi – MAR (membros da coordenação do COMIPA) fizeram a conclusão das apresentações com algumas sugestões para as visitas missionárias nas famílias.

10a

10b

Antes de finalizar o encontro, repassaram-se alguns informes importantes aos missionários quanto as Ações Missionárias-2015:

  • As Ações Missionárias continuarão acontecendo aos 3º sábados, às 15h30min.
  • Continua a dinâmica da comunidade primeiramente visitar as famílias e marcar as visitas dos missionários.
  • Sempre nos concentraremos nas capelas das respectivas comunidades para momento de oração e envio.
  • Experiência de visitas missionárias de dois em dois como testemunho de comunhão e para atingir maior quantidade de famílias.
  • Estrutura simples e mais espontânea.
  • PROGRAMAÇÃO DAS VISITAS: 21/03 – Área Missionária São Raimundo; 18/04 – Comunidade São Francisco-Vila Falcão; 16/05 – Comunidade N. Sra. de Fátima; 20/06 – Comunidade São Lázaro; 18/07– Encontro de avaliação semestral do COMIPA; 01-02 /08 – Encontro do Conselho Missionário Regional (COMIRE); 15/08 – Ramal do Km 26; 19/09 – Ramal do Km 26; 17/10 – Manhã de espiritualidade missionária.

11

Todo o sentido da manhã de espiritualidade esteve voltado para o significado do caminhar e do partir missionário com seus desafios e alegrias. Que Deus abençoe nossos mensageiros para que sejam perseverantes, e desejamos que o encontro tenha sido como uma excelente “massagem espiritual” aos belos pés missionários que tem muito a caminhar…

“Os missionários sabem que não dá para separar o que Jesus uniu profundamente. Missão sem oração não se sustenta, e oração sem missão é algo vazio” (MOSCONI, 2008, p. 199).

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X