Missão para Libertar

Por Jaime C. Patias    
 

Missão para  libertar” é o tema da Campanha Missionária 2014, a ser realizada  durante o mês de outubro. A reflexão retoma a Campanha da Fraternidade deste  ano, que alertou sobre a realidade do tráfico humano. As vítimas desse crime  representam a escravidão moderna.

Por isso, “a temática surge  hoje como um grande desafio para a Missão”. É o que afirma padre Camilo  Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

 “Em uma sinagoga de Nazaré, Jesus inaugura seu ministério  recordando a profecia de Isaías: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me  ungiu e enviou-me para anunciar a boa-nova aos pobres…’ (Lc 4, 18). E Jesus  continuou: para pôr em liberdade os cativos…”, destaca padre Camilo ao falar  da passagem bíblica que inspirou a escolha do tema “Missão para  libertar” e lema “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc  4,18). “A Missão do Messias vem do Deus da vida e por isso, traz libertação para  quem sofre algum tipo de escravidão. Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa  mesma Missão”, complementa.

A Campanha Missionária 2014  quer chamar a atenção para a escravidão do tráfico humano em suas diversas  expressões: a exploração do trabalho; exploração sexual; a extração de órgãos; e  tráfico de crianças e adolescentes para adoção. Olhando para essa realidade à  luz da Palavra de Deus, percebe-se que a missão de defender e promover a vida  continua urgente e sem fronteiras.

No Brasil, as Pontifícias  Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), têm a responsabilidade de  organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por  meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão  para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional  (Comina).

A Campanha deste ano tem os  seguintes subsídios: – o cartaz com o tema e o lema; – o livrinho da Novena  Missionária; – a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões; – uma  oração missionária; – um DVD com testemunhos missionários; – orações dos  fiéis para os quatro domingos de outubro; – envelopes para a coleta do Dia  Mundial das Missões; – um marcador de páginas.

Todos esses itens já estão  prontos e começam a ser enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil para  serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. Em breve, o material será  disponibilizado também no site (www.pom.org.br) para download.

O objetivo é criar comunhão  entre os diversos aspectos da Missão e incentivar para o compromisso. Todas as  famílias e comunidades são convidadas a viverem com maior intensidade o Mês das  Missões. Com isso, a nossa Igreja no Brasil se fortalece e se abre com maior  generosidade para a Missão Universal além-fronteiras. Conforme o apelo do papa  Francisco, “não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG  80).

Oração do Mês  Missionário Pai de Bondade, nós te agradecemos pelo teu Filho  Jesus enviado para dar vida plena a toda criatura. Dá-nos teu Espírito  para que, libertos do egoísmo e do medo, lutemos com coragem contra toda  forma de escravidão. Como Igreja missionária, renovamos nosso  compromisso de anunciar o Evangelho em toda parte. E, com intercessão de  Maria, alcançar a libertação prometida. Amém.

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X