Informativo do Encontro Comunitário da Foz de Tapauá

Promovido pela Coordenação da Comunidade Católica São Francisco da Foz de Tapauá.

Local: Sede do Sr. João Macedo.

Data e hora: 05 de março de 2025, às 8h30

Finalidade: Debater sobre o impacto do lixo plástico no Meio Ambiente e buscar alternativas para um descarte mais adequado do mesmo.

Participação Subprefeito Dodinha.

Vereador Jojoca

Representantes da Saúde, Ana Paula e Lucas.

Representantes do Professorado: Irmã Francisca de Assis (Diretora da Escola municipal), e Aldinéia (professora).

Guardas Municipais (2)

Responsáveis pela coleta do lixo (2)

Representante da Igreja Assembleia de Deus: Pastora Maria

Igreja Católica: Bispo emérito Dom Jesus, Irmã Merinalva, Conceição, João Macedo, Sara Fontenele (Projeto Gabriela), Jordana (Secretária), Fabio (Juventude).

 

Apresentação: Em breves palavras Dom Jesus iniciou a conversa apresentando o tema a tratar como oportuno para todos os cristãos, pela quaresma e apropriado para decisões comunitárias a serem dialogadas pelos participantes. Em seguida passou um pequeno vídeo motivador do tema em questão (Impactos do lixo plástico), apresentou algumas propostas sugeridas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e outras, e deu a palavra a todos os participantes para se manifestar a respeito.

 

Desenvolvimento do encontro e propostas

Pouco a pouco foram tomando a palavra o subprefeito Dodinha, o vereador Jojoca e demais participantes com diversas propostas entre as que se destacam:

  • Propostas as famílias para levar bolsas para as compras, evitando as sacolas de plástico oferecidas nos comércios.
  • A necessidade de conscientizar as famílias para o descarte correto do lixo.
  • Aproveitar o espaço da Escola e das Igrejas para conscientizar os alunos e a população em geral
  • A conveniência de uma equipe permanente de conscientização (duas pessoas) que possam fazer essa conscientização constantemente, família por família, com futuras cobranças. Solicitando a secretaria de Meio Ambiente do município pessoas para essa demanda.
  • Coleta seletiva do lixo nas famílias.
  • Conscientizar os donos das embarcações para evitar os descartáveis nas refeições e substituir por “Kits de alimentação mais resistentes” que possam servir para os passageiros durante as refeições e devolvidos a administração para higienização e reutilização.
  • Que a Prefeitura disponibilize para o tempo de verão mais depósitos apropriados para a coleta seletiva do lixo: Plástico, enlatados, papel e papelão, lixo orgânico
  • Abaixo assinado para Deputados e Senadores para legislar contra a utilização de produtos descartáveis de plástico nas industrias, ao estilo da Europa proibindo-os.

 

Em nome do Conselho de Pastoral agradecemos a participação de todos.

 

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X