No último fim de semana, Frei Edgar Omar Rosas Bello (OAR) despediu-se da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na qual esteve residindo há dois anos e seis meses. O mesmo foi transferido para a Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Tapauá (AM), permanecendo ainda na Prelazia de Lábrea.
Frei Omar atualmente estava assessorando as comunidades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Mônica do setor II da Paróquia, como também assessorava a Pastoral do Batismo paroquial e estava como orientador espiritual da Cúria Rainha dos Apóstolos da Legião de Maria.
A transferência saiu recentemente e atendendo obedientemente os desígnios dos superiores de sua Ordem Religiosa, de pronto organizou sua partida.
Na sexta-feira (03), as agentes da Pastoral do Batismo prepararam uma comemoração de despedida, onde todos puderam manifestar o carinho e afeto que têm para com ele.
No sábado (04), a comunidade Santa Mônica preparou um coquetel após a missa para todos os presentes em despedida ao frei que depois de presidir a Eucaristia recebeu homenagens e agradecimentos da coordenação e membros da comunidade.
Domingo (05) pela manhã, na missa da Catedral a comunidade paroquial pôde despedir-se de Frei Omar. Embora tenha amanhecido chovendo, nossa gente não deixou de demonstrar seu carinho para homenagear e agradecê-lo por sua disponibilidade e alegria em servir.
A Eucaristia foi presidida por ele em concelebração com Frei José Garcia (administrador paroquial). Sua face serena transmitia segurança e alegria, embora momentos de despedida sempre sejam dolorosos. Em sua homilia destacou que pôde aprender muito com nossa gente e que sem dúvida levaria consigo um pouco de todos como também ficaria um pouco dele em todos nós.
Ao término da celebração Frei José dirigiu algumas palavras à comunidade falando do Capítulo Geral da Província de São Nicolau de Tolentino, da qual eles fazem parte e que elegeu o seu novo provincial, e falou das consequências e mudanças que geralmente acontecem após um Capítulo ressaltando a importância e sentido da obediência na Vida Religiosa Consagrada. Assim, também dirigiu algumas palavras ao Frei Omar despedindo-se em nome da comunidade, desejando-lhe sucesso em sua nova missão e entregando-lhe uma singela lembrança em nome da Paróquia, símbolo do nosso carinho e gratidão: uma blusa personalizada.
Seguiu-se homenagem da Legião de Maria que ao expressar seus sentimentos entregou-lhe um quadro como lembrança da Legião de Maria da Paróquia e em sua homenagem entoou o hino da Legião.
Marcelo Viana, coordenador da comunidade também lhe dirigiu agradecimentos em nome da comunidade e recordou da nobre missão que recebeu assim que frei Omar chegou a Lábrea sem falar português, que foi de acompanhá-lo em suas celebrações para pregar no momento da homilia em seu lugar como forma de ajudá-lo e para que a assembleia compreendesse a pregação. Dessa missão nasceu uma grande amizade onde ambos aprenderam bastante um com o outro e por isso Marcelo fez um terço artesanal trabalhado com contas de “lágrima de Nossa Senhora”, uma semente própria da região, para dar-lhe de presente como lembrança.
Frei Omar sempre dizia que quando fosse embora não queria uma festa de despedida onde apenas alguns pudessem participar, mas queria que na sua despedida toda a comunidade presente pudesse participar do momento. E assim, atendendo ao seu pedido, a Legião de Maria preparou um café da manhã para ser servido para todos após a Missa na porta da Catedral e ele mesmo distribuiu para os presentes.
Sem dúvida nenhuma essa atitude foi muito significativa para todos e não deixou de ser uma mensagem da sua simplicidade e carinho para com toda a comunidade paroquial.
Na missa da noite, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi a vez daquela comunidade despedir-se do frei e manifestar sua gratidão e homenagens. Após a missa todos participaram de um coquetel oferecido pela comunidade.
Frei Omar viajou na manhã de segunda-feira (06), rumo a Tapauá, Paroquia Santa Rita, seu novo destino e comunidade para servir em nome de Deus. Que o Senhor o abençoe e fortaleça para que seja perseverante e fiel a missão que lhe foi confiada.
Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA