Frei Omar despede-se da Paróquia de Lábrea

No último fim de semana, Frei Edgar Omar Rosas Bello (OAR) despediu-se da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na qual esteve residindo há dois anos e seis meses. O mesmo foi transferido para a Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Tapauá (AM), permanecendo ainda na Prelazia de Lábrea.

Frei Omar atualmente estava assessorando as comunidades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Mônica do setor II da Paróquia, como também assessorava a Pastoral do Batismo paroquial e estava como orientador espiritual da Cúria Rainha dos Apóstolos da Legião de Maria.

A transferência saiu recentemente e atendendo obedientemente os desígnios dos superiores de sua Ordem Religiosa, de pronto organizou sua partida.

Na sexta-feira (03), as agentes da Pastoral do Batismo prepararam uma comemoração de despedida, onde todos puderam manifestar o carinho e afeto que têm para com ele.

No sábado (04), a comunidade Santa Mônica preparou um coquetel após a missa para todos os presentes em despedida ao frei que depois de presidir a Eucaristia recebeu homenagens e agradecimentos da coordenação e membros da comunidade.

Domingo (05) pela manhã, na missa da Catedral a comunidade paroquial pôde despedir-se de Frei Omar. Embora tenha amanhecido chovendo, nossa gente não deixou de demonstrar seu carinho para homenagear e agradecê-lo por sua disponibilidade e alegria em servir.

20150705_082446

A Eucaristia foi presidida por ele em concelebração com Frei José Garcia (administrador paroquial). Sua face serena transmitia segurança e alegria, embora momentos de despedida sempre sejam dolorosos. Em sua homilia destacou que pôde aprender muito com nossa gente e que sem dúvida levaria consigo um pouco de todos como também ficaria um pouco dele em todos nós.

Ao término da celebração Frei José dirigiu algumas palavras à comunidade falando do Capítulo Geral da Província de São Nicolau de Tolentino, da qual eles fazem parte e que elegeu o seu novo provincial, e falou das consequências e mudanças que geralmente acontecem após um Capítulo ressaltando a importância e sentido da obediência na Vida Religiosa Consagrada. Assim, também dirigiu algumas palavras ao Frei Omar despedindo-se em nome da comunidade, desejando-lhe sucesso em sua nova missão e entregando-lhe uma singela lembrança em nome da Paróquia, símbolo do nosso carinho e gratidão: uma blusa personalizada.

20150705_080134

20150705_080557

Seguiu-se homenagem da Legião de Maria que ao expressar seus sentimentos entregou-lhe um quadro como lembrança da Legião de Maria da Paróquia e em sua homenagem entoou o hino da Legião.

20150705_080705

20150705_081054

Marcelo Viana, coordenador da comunidade também lhe dirigiu agradecimentos em nome da comunidade e recordou da nobre missão que recebeu assim que frei Omar chegou a Lábrea sem falar português, que foi de acompanhá-lo em suas celebrações para pregar no momento da homilia em seu lugar como forma de ajudá-lo e para que a assembleia compreendesse a pregação. Dessa missão nasceu uma grande amizade onde ambos aprenderam bastante um com o outro e por isso Marcelo fez um terço artesanal trabalhado com contas de “lágrima de Nossa Senhora”, uma semente própria da região, para dar-lhe de presente como lembrança.

20150705_084242

Frei Omar sempre dizia que quando fosse embora não queria uma festa de despedida onde apenas alguns pudessem participar, mas queria que na sua despedida toda a comunidade presente pudesse participar do momento. E assim, atendendo ao seu pedido, a Legião de Maria preparou um café da manhã para ser servido para todos após a Missa na porta da Catedral e ele mesmo distribuiu para os presentes.

20150705_082755

Sem dúvida nenhuma essa atitude foi muito significativa para todos e não deixou de ser uma mensagem da sua simplicidade e carinho para com toda a comunidade paroquial.

Na missa da noite, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi a vez daquela comunidade despedir-se do frei e manifestar sua gratidão e homenagens. Após a missa todos participaram de um coquetel oferecido pela comunidade.

Frei Omar viajou na manhã de segunda-feira (06), rumo a Tapauá, Paroquia Santa Rita, seu novo destino e comunidade para servir em nome de Deus. Que o Senhor o abençoe e fortaleça para que seja perseverante e fiel a missão que lhe foi confiada.

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X