Festividade de São João Batista em Canutama

A Paróquia de São João Batista em Canutama-AM, que atualmente está sob os cuidados do Pe. Osvaldo Pinheiro (pároco) e do Pe. José Nilson Santos (vigário paroquial), ambos da Igreja Irmã da Diocese de Ponta Grossa-PR, celebrou seu padroeiro com uma programação especial e dinâmica, adaptada aos cuidados necessários e indispensáveis neste tempo de pandemia, marcada por muita comoção e alegria das famílias em poder vivenciar tamanha expressão de fé mesmo não tendo a cidade cheia de visitantes vindo em caravanas de muitos lugares que normalmente lotavam a cidade para a festividade do padroeiro.

A solenidade foi precedida da novena que iniciou no último dia 15 de junho e foi dinamizada pelas comunidades sob o tema: “Com São João Batista, reavivando a fé e vencendo batalhas”, e iluminados pelo lema: “Em Cristo, somos mais que vencedores” (Rm 8,37).

Como gesto concreto de solidariedade em favor dos irmãos mais necessitados das comunidades ribeirinhas da paróquia, motivou-se a partilha de alimentos não perecíveis durante o momento do ofertório nas missas, que será transformado em cestas básicas e distribuídas na próxima desobriga (visita do padre às comunidades rurais) que acontecerá no próximo mês de julho.

Houve uma resposta muito positiva dos paroquianos que participaram com fervor, observando sempre as exigências sanitárias de distanciamento social, utilização obrigatória de máscara e álcool em gel a fim de não causar aglomerações.

Mesmo com a pandemia foi possível realizar o Concurso Miss e Mister Festejo São João Batista – 2021 com o apoio da prefeitura municipal e dos jovens das comunidades, utilizando-se dos meios de comunicações na qual os candidatos e candidatas foram avaliados por uma enquete que ao fim classificou 1º, 2º e 3º lugares. O concurso destacou a moda e a beleza dos jovens canutamenses que receberam além de títulos, premiações em dinheiro.

No intuito de angariar fundos para a manutenção dos trabalhos de evangelização a paróquia realizou uma rifa de 20 prêmios, além de vendas de comidas típicas.

Nesta quinta-feira (24), solenidade do nascimento de São João Batista, a paróquia realizou nessa manhã num clima favorável com temperatura amena, uma carreata em homenagem ao santo padroeiro pelas principais ruas da cidade manifestando a alegria de celebrar a fé no Deus que chamou João Batista para realizar Seu plano salvífico em favor da humanidade, mostrando o caminho da salvação. A carreata foi um momento oportuno para as famílias, sobretudo os mais idosos que ainda se resguardam em casa por conta da pandemia, poderem manifestarem sua devoção entre lágrimas, com braços erguidos, traçando o sinal da cruz ao passar da imagem do padroeiro.

Celebrou-se em dois momentos na Igreja Matriz a solene liturgia de São João Batista, a fim de possibilitar que as famílias pudessem participar e celebrar de maneira ordenada. A primeira celebração foi às 17h e a segunda às 19h30min. Logo após houve a apresentação e premiações dos ganhadores do
Concurso Miss e Mister Festejo.

Não faltou criatividade e entusiasmo por parte das lideranças e forças vivas da comunidade paroquial para realizar tamanha festividade. Registra-se por parte da paróquia, nota de agradecimento a todos e a todas que contribuíram direto e indiretamente para que tudo pudesse transcorrer dentro dos conformes. Que São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré cubram suas vidas com toda sorte de bênçãos.

TEXTO: Marcelo Viana

FOTOS: Arquivo Paroquial

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X