Festejos da Padroeira de Lábrea-2015: Testemunho autêntico de Fé

No último fim de semana, nos dias 05, 06, 07 e 08 de setembro, aconteceu na Praça Central de Lábrea os festejos da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré. Como de costume as festividades são antecedidas pelo novenário que reúne os católicos devotos de Nossa Senhora todas as noites na Catedral para louvar e agradecer a Deus por sua intercessão e a cada dia a Matriz lotava de fiéis para celebrar sua fé.

As comunidades estão de parabéns pelo empenho com que abraçaram a dinamização das novenas, bem como as homenagens à Padroeira e os gestos concretos que arrecadou sacolas de alimentos não perecíveis que serão destinadas às famílias carentes de nossa cidade. É sempre maravilho perceber o carinho e afeto com que nossas comunidades celebram a Virgem de Nazaré como Senhora, Mãe e Rainha de Lábrea.

P1310235

Durante o novenário tivemos a alegria de ter celebrando conosco uma noite de novena o Padre Antônio Batista (administrador paroquial de Canutama-AM), o Frei Edgar Omar (Tapauá-AM), bem como o Padre Vanderlan Gomes da Paz, Religioso Passionista, natural de Lábrea-AM, que esteve conosco até o fim da festa.

P1310097

P1300954

P1310513

Na madrugada do dia 05 de setembro nossos irmãos despertaram sob a alvorada matinal para celebrar a Eucaristia e logo em seguida participaram da 11ª Carreata de Nossa Senhora. Essa Carreata tem um sentido muito importante na festividade da Padroeira, pois marca o inicio das programações sociais, o festejo propriamente dito que acontece na Praça da Matriz.

IMG_0384

A imagem centenária de Nossa Senhora de Nazaré percorreu mais uma vez em sua berlinda as ruas e bairros da cidade como a mãe amorosa que visita e abençoa seus filhos e filhas. É sempre um momento emocionante e marcante de muita fé e devoção em que nosso povo a acolhe de braços abertos nas ruas, janelas e portas esperando ela passar para lhe acenar e pedir sua bênção.

_MG_0417

Seguiram-se as noites de festejos na Praça após as novenas onde nossas famílias puderam confraternizar num clima festivo de alegria, harmonia e paz, sob a programação organizada pela comissão que trouxe mais uma vez o Festival de Danças Folclóricas e de Quadrilhas, reunindo as belíssimas apresentações de nossas comunidades para abrilhantarem nossa festa.

P1310464

Na terça-feira (08), dia da Solenidade de Nossa Senhora de Nazaré a Missa Campal iniciou às 18h30min na Praça da Matriz presidida pelo administrador paroquial Frei José Garcia, em concelebração com os freis: Renê González, Jesus Cortéz, o Diácono Frei Geraldo Inácio e o Pe. Vanderlan Gomes.

IMG_0626

Durante a missa Frei José apresentou à comunidade paroquial a religiosa labrense recém-formada na Congregação das Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas, Francisca Malveira que consagrou-se no último dia 28 de agosto na Colômbia.

IMG_0624

Foi uma belíssima celebração bem participada e dinamizada pela comunidade do centro. Em seguida realizou-se a procissão pelas ruas que este ano trouxe à frente a cavalaria do Km 06 dando um tom mais solene para a celebração.

IMG_0665

Louvamos e agradecemos a Deus e a Virgem Maria pela resposta positiva de nosso povo em acolher o novo que a Igreja nos convidou no que se refere à proibição da venda e circulação de bebidas alcóolicas na Praça durante os festejos. Tal resposta nos ajudou a perceber o agir de Deus na obra de Sua Igreja em nossa realidade onde poucos acreditaram que conseguiríamos tal feito.

A resposta respeitosa foi visível a todos, pois não tivemos nenhum problema com vendedores ambulantes querendo vender cerveja na festa e muito menos a circulação de bebidas alcóolicas na praça ou em nossas mesas. Graças a essa postura da Igreja o clima da festa foi harmônico entre nós católicos e até mesmo com nossos irmãos protestantes evangélicos que até participaram conosco, e aqueles que não comungaram da decisão puderam fazer suas escolhas.

Outra decisão que contribuiu bastante para o bom andamento da festa foi a definição do horário para término da programação sendo 1h00min. Assim, evitaram-se maiores danos morais e sociais para nossas famílias e a Igreja, bem como a comissão organizadora e as equipes de trabalhos puderam dispor de maior tempo para o descanso noturno.

Todas as equipes de trabalhos estão de parabéns pelo bom trabalho desenvolvido nos dias que antecederam a festa e durante a mesma. Os colaborares que sempre ajudam material ou financeiramente também estão de parabéns pela generosidade com que contribuíram.

Muito nos alegra o fato de termos realizado um festejo com sentido voltado para um maior testemunho de fé autêntica. Cremos que devíamos essa decisão e postura as muitas famílias destruídas pelo vício do álcool ao longo do tempo. É certo que foi uma parcela mínima considerando o grande prejuízo já causado, mas também é fato que Nossa Senhora de Nazaré acolheu nosso gesto como expressão de fé e homenagem a ela, e assim fomos engrandecidos aos olhos de Deus.

 Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – 137 anos evangelizando Lábrea

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X