Festejos da Padroeira de Lábrea – 2015: Evangelização e Testemunho de Fé

A programação das festividades da Padroeira de Lábrea deu início no último sábado (29) com a celebração do hasteamento da bandeira dos festejos e a partir de então iniciou o novenário em honra a Nossa Senhora de Nazaré que está acontecendo todas as noites na Catedral de Lábrea a partir das 19h30min, sempre dinamizado por uma comunidade da paróquia.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade-2015, este ano o novenário traz como tema: “Maria de Nazaré, eis a serva do Senhor”, e o lema: “Eu vivo para servir”. Assim, durante cada noite a comunidade reflete no sentido do serviço a partir de Nossa Senhora que pôs-se a serviço do Senhor de forma plena, com entrega total.

Durante o novenário a comunidade é convidada a servir através do gesto concreto que consiste na doação de alimentos não perecíveis que após o novenário será destinado a famílias carentes de nossas comunidades.

A festa social que acontece na Praça Central tem seu anúncio marcado no dia 05 de setembro com a alvorada matinal que acontecerá as 4h30min, seguido da celebração da Santa Missa na Catedral as 5h00min, e logo após  acontece a realização da 11ª Carreata em honra de Nossa Senhora. Essa carreata que vem sendo realizada a onze anos em nossa Paróquia tornou-se o marco do inicio das festividades sociais e a cada ano vem crescendo com a participação dos fiéis que vem com seus carros, caminhões, caminhonetes, motos e bicicletas.

Camisa Padroeira 2015 - 3

Este ano a comissão organizadora dos Festejos da Padroeira de Lábrea partindo de reflexões sobre o sentido eclesial do referido evento no que diz respeito ao que o mesmo acrescenta na vida e na fé do povo em termos de evangelização e levando em consideração a mensagem dos últimos Documentos que regem a vida da Igreja Católica decidiu-se por repensar a estrutura do festejo-2015 como forma de torná-lo mais evangelizador e a serviço da vida destacando-se o sentido de pertença à Igreja de Jesus Cristo e a unidade dos fiéis membros desta Igreja.

Sendo assim, mediante a reflexão realizada no âmbito dos Conselhos Paroquial e da comunidade do Centro, decidiu-se que a partir desse ano fica terminantemente proibida a venda e circulação de bebidas alcóolicas na Praça Central durante os festejos da Padroeira. Tal proibição toma como base a Lei Municipal Nº 344 de 04 de abril de 2011, lei essa que estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares, e que no seu Artigo 3º afirma claramente que “não é permitida a venda e consumo de bebida alcóolica, a qualquer horário, em via pública, salvo em locais de uso destinado a bares, restaurantes e similares”, ficando o infrator sujeito a pena estabelecida na Lei. Para tanto se publicou uma Resolução Paroquial que foi assinada pelo administrador paroquial Frei José Garcia Corcuera.

Camisa Padroeira 2015 - 3 - Cópia

Quanto à programação dos festejos a Comissão realizará pelo segundo ano consecutivo o Festival de Danças Folclóricas e de Quadrilhas, que no ano passado reuniu as melhores danças apresentadas no município. Este ano a comissão pretende repetir o sucesso do Festival que terá apresentações como: Boi Brilhoso da rua Doutor Jordeval; Lenda do boto da Escola Santa Rita; Dança do Lampião da comunidade São José; Ciranda Dom e Tradição; Quadrilha dos Piratas da comunidade do Bairro da Fonte; Quadrilha Terremoto da comunidade São Lázaro, Quadrilha pés no chão da comunidade São José e Quadrilha Tsunami.

Cada noite de Festejo terá uma atração de abertura que abrilhantará o início da festa, como Cirandinha Champagnat da Escola Santo Agostinho, Dança do Carimbó da comunidade Nossa Senhora Aparecida e apresentação do Ministério de Danças do Setor I da Paróquia (Pastoral da Juventude e Infância e Adolescência Missionária). Também haverá todas as noites duas modalidades de show de calouros, sendo infanto-juvenil e adulto, bem como apresentação de bandas locais como Banda Alegria do Forró e Nova Onda.

Para a Comissão e a comunidade católica o momento mais importante é a grandiosa celebração da Solenidade da Padroeira que acontecerá no dia 08 (terça-feira) a partir das 18h30min na Praça Central e logo após se realiza a procissão pelas ruas do centro da cidade que reúne os fieis católicos e devotos de Nossa Senhora de Nazaré para render graças pelos dons e favores alcançados de Deus por sua generosa intercessão.

A Comissão organizadora deseja que todos os comunitários bem como a população em geral possam celebrar conosco intensamente esse tempo de graça que é a realização dos festejos de nossa Padroeira, acolhendo o novo que nos convida a vivermos uma fé mais autentica e evangelizadora. Que o festejo transcorra na mais perfeita paz e harmonia e que todas as famílias cristãs possam sentir-se bem num ambiente mais agradável e familiar sobre as bênçãos de Deus e Nossa Senhora de Nazaré.

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – 137 Evangelizando Lábrea

 

Marcelo Viana – Coordenador/COMIPA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X