FESTEJOS DA PADROEIRA DE LÁBREA – 2014

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré-Lábrea/AM celebrou solenemente as festividades de sua Santa Padroeira Nossa Senhora de Nazaré, de 29 de agosto a 08 de setembro de 2014.

A comissão organizadora que foi coordenada por Marcelo Viana e Verilda Maciel (coordenadores da comunidade) e Fr. José Garcia (Administrador Paroquial), na fase preparatória reuniu-se em três momentos para refletir, rezar, definir e programar as festividades. Assim, devido ao sucesso da descentralização da comissão no ano anterior, resolveu-se repetir a dinâmica de coordenações por equipes de trabalhos, sendo: liturgia, cozinha, barraca das pastorais, barraca da comida, barraca dos doces, barraca do refrigerante, café da manhã, churrasco, doações, leilões, carreata, palco (danças, calouros e programação), blusas, caixa e mesas. Cada coordenação de equipe de trabalho buscou trabalhar no mesmo objetivo: realizar uma grande festa para o Senhor Jesus Cristo, pedindo a intercessão de sua Mãe, Maria de Nazaré.

???????????????????????????????

No dia 29 de agosto deu-se inicio as festividades com a celebração de abertura na Catedral e hasteamento da bandeira dos festejos na Praça da Matriz. Seguiu-se o novenário da Padroeira em cada noite que foi dinamizada por comunidades da sede da Paróquia que foram envolvidas a fim de que todas pudessem prestar sua contribuição e homenagem a Mãe e Padroeira de nossa Paróquia.

O novenário esteve iluminado pelo tema: “Maria de Nazaré, teu sim nos trouxe a libertação” e o lema: “Somos chamados a libertar os que sofrem”. Assim estivemos mais uma vez em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade desse ano.

???????????????????????????????

Tivemos a honrosa alegria de termos celebrando conosco duas noites de novena o bispo da Diocese de Humaitá, Dom Meirand Francisco e o Frei Bernardino, religioso capuchinho, que nos prestigiaram com sua presença nestes dias de festa.

???????????????????????????????

Um fator de grande relevância no novenário foi o resgate do gesto concreto dos fiéis em ofertarem itens alimentícios que foram distribuídos para 26 famílias necessitadas das comunidades da Paróquia.

Nossas Pastorais continuaram firmes no propósito de colaborarem com as festividades assumindo a barraca de doces e salgados durante o novenário. É sempre uma manifestação da unidade que devemos testemunhar.

Na madrugada do dia 05 de setembro, tivemos na Catedral a celebração da Santa Missa, que se seguiu com a realização festiva da 10ª Carreata em honra a Nossa Senhora de Nazaré, pelas ruas e bairros da cidade. Foi um momento de muita emoção poder celebrar dez anos dessa carreata que se tornou um marco do inicio da festa social na Praça da Matriz (conhecida também como “arraial” ou o “festejo” propriamente dito). Houve grande mobilização e participação das famílias, com seus veículos: bicicletas, motos, carros, caminhões, caminhonetes, ônibus… É sempre lindo acompanhar o povo alegre que com muita fé eleva fervoroso suas bandeirinhas ao ar durante a carreata.

Nesse mesmo dia, após a novena tivemos a primeira noite de festejo, regada com muita alegria, músicas, danças culturais e comidas deliciosas.

???????????????????????????????

Os festivais de danças folclóricas e quadrilhas foram as grandes novidades desse ano, que muito enriqueceram a programação da festa. Foi possível dar ênfase a riquíssima diversidade cultural que se conserva ainda em nossas comunidades através da arte da dança. Todas as apresentações merecem os parabéns pelo empenho e criatividade com que se apresentaram encantando nosso povo.

???????????????????????????????

No dia 08 de setembro, festa da Natividade de Nossa Senhora, celebramos a solenidade de Nossa Padroeira, que mais uma vez não foi campal devido à chuva. A Catedral ficou lotada e os fieis transbordavam pela Praça da Matriz. Graças a Deus foi possível realizar a Procissão pelo centro da cidade e a ultima noite de festa que foi grandiosa.

???????????????????????????????

É importante ressaltar nossos agradecimentos a toda comissão organizadora, cada pessoa que fez parte das muitas equipes que formaram o todo para que a festa da Padroeira acontecesse. Também queremos agradecer a todos os colaboradores: “promesseiros”, comerciantes, empresários, fazendeiros, prefeitura municipal e secretarias de cultura e esporte que nos deram seu apoio financeiro ou material. Enfim, a todos que de maneira direta ou indireta colaboraram conosco. Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, nos abençoe a todos. Amém!

Marcelo Viana – coordenador da Comunidade do Centro

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X