ENVIO DO PE. ÉDER PARA A MISSÃO NA SOMÁLIA-ÁFRICA

ENVIO PARA A MISSÃO NA ÁFRICA

“Ir é o que me faz permanecer”. É com esse lema escolhido por Padre Éder, que o mesmo foi enviado nesse sábado, 28 de junho, junto ao túmulo da Irmã Cleusa, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Lábrea-AM, para a sua nova missão na Somália-África.

Com grande participação dos fiéis na celebração eucarística, o Bispo Dom Jesus Moraza lembrou a todos, na solenidade de São Pedro e São Paulo, que o Padre Éder estava sendo enviado para uma nova missão, não por ele (bispo), mas pelo próprio Jesus Cristo que despertou no enviado esse ardor missionário. (Lembramos que Padre Éder está sendo enviado para a missão na África, porém continuará pertencendo à Prelazia de Lábrea).

Ao término da celebração eucarística ocorreram inúmeras homenagens, feitos pelo povo que, ao mesmo tempo que sente sua saída, o agradece por todo o trabalho realizado ao longo desses anos na Prelazia de Lábrea. Seguem abaixo alguns trechos da carta-homenagem feita a ele:

“Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Assim disse o Senhor e o Padre Éder soube ouvir, interpretar e realizar esse mandato divino, como verdadeiro pastor que caminha de maneira carismática com suas ovelhas.

Um homem que se alimenta diariamente da Eucaristia, e nela encontra forças para a sua missão. Um homem politizado que aprendeu e tenta nos ensinar a vivermos num mundo onde os valores do poder, do ter e do prazer são objetos de adoração e de idolatria, sem, no entanto, nos tornarmos adoradores e idólatras.

Um missionário de Deus para os homens, que percebendo que a vida comunitária em seu conjunto estava perdendo a dimensão fraternal e humana, inaugurou um novo tempo: tempo de comunhão, fraternidade, solidariedade e vida partilhada nos moldes que Cristo nos pediu e pede todos os dias. Um missionário que compreendeu e ajudou os demais a compreender a mensagem do Senhor: “vós sois o sal da terra”.

Por isso é que, mesmo sabendo que sua missão em Lábrea ainda não terminou, decidiu corajosamente dar a graça da sua missão aos irmãos necessitados da África, porque entendeu que por lá a vida reclama por mais graça, por mais sentido, por mais força espiritual, por mais missionários e pastores que sejam e os ensinem a ser o sal da terra e a luz do mundo.

Que o seu envio para a missão na África seja apenas um até logo e que quando você voltar aqui possa colher os frutos virtuosos do que plantou em nossa Prelazia, comunidades e em nossos corações.

Padre Éder, com a intercessão da Virgem de Nazaré, mãe dessa Prelazia, desejamos a você as bênçãos de Deus e uma excelente missão. Que Maria lhe cubra com seu manto e o Espírito Santo lhe mostre como ele quer utilizar de você naquelas terras africanas.

Frei Gustavo Barbiero Mello,oar

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X