Encontro de Noivos: Casais se preparam para o Matrimônio

A Pastoral Familiar da Paróquia de Lábrea-AM, promoveu no último fim de semana o 12º Encontro de Noivos em preparação para o Sacramento do Matrimônio. Este encontro de formação é aberto para noivos que querem selar sua união matrimonial diante de Deus e da comunidade, mas tem uma característica particular de trabalhar casais que já vivem “juntos” por alguns anos de convivência e que se decidiram por receberem o Sacramento do Matrimônio em suas vidas. Assim sendo, dos 16 casais que participaram do encontro apenas 02 não vivem “juntos”, e alguns deles fazem parte do processo de catequese de adultos com inspiração catecumenal da Paróquia.

Em 2014, inspirado no Plano Pastoral da Prelazia (2013-2015), a Paróquia aprovou a “família” como uma de suas prioridades, sendo uma das pistas de ação: “realizar uma campanha com casais que moram juntos, para animarem-se a receber o sacramento do matrimônio”. Ao avaliar-se essa e outras ações na última assembleia da Paróquia, a mesma optou por permanecer com a “família” sendo uma de suas prioridades e entre suas linhas de ação deu-se ênfase em: “Continuar incentivando aos casais que moram juntos para o encontro com Cristo no Sacramento do Matrimônio” e “Reestruturar a formação que recebem os noivos, como preparação para o sacramento do matrimônio”.

Diante dessa orientação, Frei Geraldo Inácio (OAR), assessor da Pastoral Familiar da Paróquia, juntamente com o coordenador Aroldo Moreira, reestruturaram o processo formativo numa dinâmica considerada mais proveitosa em todos os sentidos tanto para os noivos quanto para a pastoral. Para tanto, a equipe de suporte dos trabalhos da Pastoral Familiar estava composta por: Frei Geraldo, Aroldo e Alzeni, Moço e Maria, Valter e Creuza, Totonho e Eliete, Manoel e Edite, James e Elza.

O encontro aconteceu no Centro Pastoral Recoletos, iniciando no sábado (14) das 16h00min às 21h30min. Após a recepção e credenciamento dos participantes houve exposição do Santíssimo Sacramento seguido de dinâmicas de acolhida, palestras, trabalhos de grupos, plenárias e lanche.

No domingo (15), as atividades deram início às 7h00min, seguindo a dinâmica de palestras e trabalhos de grupos, concluindo às 12h00min com o almoço.

Durante o encontro os noivos tiveram 05 palestras pertinentes à vida do conjugal seguindo as temáticas respectivamente: Oração, que foi ministrada pelo casal: Francisco Maia e Áurea, abordando sobre a importância da oração em família e casais que vivem em oração; Sacramento do Matrimônio, que foi ministrada por Frei Geraldo Inácio abordando as leis de Deus e os Sacramentos, dificuldades na vida conjugal, respeitos às diferenças entre homem e mulher; Harmonia Conjugal, que foi ministrado pelo casal: Manoel e Edite, abordando sobre as dificuldades, intimidades conjugais, as influencias de familiares e de terceiros na vida a dois e sobre vícios (drogas e consumismos); Paternidade e Maternidade Responsável, que foi ministrado pelo casal: Valter Pires e Creuza, abordando sobre as responsabilidades no que diz respeito à vida dos filhos; e Orçamento Familiar, que foi ministrado pelo casal: Francisco Albuquerque e Maria, abordando temas como exames pré-nupciais, métodos naturais, abertura a vida e o que a Igreja pensa sobre a quantidade de filhos.

Ressalta-se que todos os casais que palestraram no encontro não eram profissionais de áreas especificas, mas fazem parte do movimento “Encontro de Casais com Cristo” da Paróquia (ECC) que se doaram através de seus testemunhos a fim de transmitir pistas para que os participantes possam viver bem seu matrimônio e o propósito de viverem felizes.

É importante destacar que a Paróquia contribuiu nos custos das refeições do encontro bem como os casais encontristas. Quanto aos lanches, foram colaborações de algumas famílias de nossas comunidades que se dispuseram em ajudar.

Parabenizamos os casais pela decisão acertada que tiveram e desejamos que o Senhor abençõe providentemente suas vidas e famílias. Também agradecemos todos os colaboradores que direta ou indiretamente contribuíram para que a Pastoral Familiar pudesse realizar tão belo encontro.

 Sem dúvida nenhuma a nova dinâmica de formação foi muito mais proveitosa e exigiu muito mais da pastoral em si como dos casais participantes. Portanto, ao mesmo tempo em que parabenizamos a coordenação da Pastoral Familiar em seu empenho de renovar a sua ação pastoral, também agradecemos sua disponibilidade e doação para que outros casais também possam fazer essa experiência de contato com Jesus Cristo e conhecer sua proposta para a família.

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X