O 1º Encontro da IVC à nível de Prelazia iniciou-se às 18h30 na data citada acima, com a participação de Padre Éder – Coordenador de Pastoral, Dom Santiago – Bispo da Prelazia de Lábrea, Samara Said – Secretária da Coord. de Pastoral, Marx Gomes de Amorim – IVC Paróquia São João Batista, Raimunda Nascimento – Catequista Paróquia Santa Rita de Cássia, Merinalva Almeida – Coordenadora do Esteio da Palavra na Prelazia, Irmã Madalena Costa – Paróquia Nossa Sra de Nazaré, Frei Antônio – IVC Ribeirinhos, Irmã Brenda Leticia – Paróquia Nossa Sra de Nazaré, Irmã Delza Rita – Paróquia Nossa Sra de Nazaré, Maria Eunice – Catequese Paróquia São João Batista, Antônia Honorato – IVC Paróquia Nossa Sra de Nazaré, Padre Fábio – Pároco da Paróquia São João Batista, Jair Gomes – Centro Esperança Paróquia Santo Agostinho, Frei Afonso – Paróquia Santo Agostinho, Raimunda Saturnino – Catequista Paróquia Santo Agostinho, Frei José Arredondo – Vigário da Paróquia Santa Rita de Cássia, Frei Luis Amilcar – Pároco da Paróquia Nossa Sra de Nazaré, Roneide Costa – Catequista Paróquia Santa Rita de Cássia, Irmã Ivone – Coordenadora Esteio do Pão na Prelazia, Marcelo Henrique – Paróquia Santo Agostinho, Dioney Silva – Coordenador Prelatício Ministério da Catequese, Deusimar Pereira – Coordenadora Paroquial da Catequese e Dom Jesus Moraza – Bispo Emérito Paróquia São Sebastião e São Francisco.
Iniciou o encontro com a Santa Missa no Centro Recoletos, logo em seguida, Padre Éder agradeceu a presença de todos e a acolhida por parte de Lábrea. Prosseguindo, ele abriu para o momento de ver a realidade da IVC nas Paróquias, escuta em relação ao documento 001 nas Cebs Urbanas, Ribeirinhas e Indígenas.
Estudo do Capitulo 3. Do documento 001 Purus: Vida e Missão na Querida Amazônia. Querigma, livro de entrada no catecumenato, recado da vida, o símbolo no doc. 001, memórias do grupo catequético, livro da eleição e celebrações dos sacramentos. Explanado o tema da novena de Natal e a proposta que seja personalizado unificado para toda a Prelazia.
Leitura do documento 3.3.7 p. 72: Articulação do Caminho da Iniciação à Vida Cristã em Nível de Prelazia. Reunidos em grupo de trabalho por Paróquia para saber se temos pessoas em todos os pontos do documento e fazer uma reflexão de como estar a IVC na Paróquia.
Comentado o Plano de Ação para o Triênio de 2023 a 2026 o que foi feito e o que deixou de ser feito. Apresentado a formação integrada do Catequista onde as disciplinas estão como propostas no documento da IVC sendo 36 horas por disciplina, 24 estudos dirigido e 12 horas presencial, fazer sem pressa, mas sem pausa.
Frei Antônio expôs o material que criou para trabalhar com os ribeirinhos baseado e fundamentado no documento 001. Antônia de Lábrea também mostrou o material que criou para trabalhar com os catequistas.
Dom Santiago aproveitou que tinha representante das paróquias para relembrar do Protocolo adotado pela Igreja para quem trabalha com crianças e adolescente que seja assinado um termo se comprometendo em zelar tanto por seu nome quanto por aqueles que estará com você.
O Encontro foi realizado com muito êxodo onde os participantes voltarão aos seus municípios com a certeza de que os primeiros passos já foram dados e que todas as Comunidades estão caminhando e engajadas no processo da IVC.
CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO CENTENÁRIO DA PRELAZIA
Estiveram presentes os representantes das cinco Paróquias da Prelazia e participaram da dinamização da Missa Solene. Com um rosto amazônico a Igreja acolheu o povo de Deus que veio participar desse momento histórico. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré que tantos anos ficou na frente da Catedral de Lábrea olhando para seus filhos amados, foi entregue junto com a cruz missionária para Frei José Arredondo, Vigário Paroquial de Tapauá, primeira Paróquia que a imagem, agora peregrina vai visitar, mas antes, vai parando nas comunidades ribeirinhas e visitando seus filhos com seu olhar de Mãe intercedendo ao seu filho Jesus Nosso Salvador. Após a Missa, Nossa Senhora foi acompanhada por todos para o barco “Laudato Si”, em cantos festivos de alegria, ela seguiu viagem com a caravana da Paróquia São João Batista e os representantes da Paróquia de São Sebastião e São Francisco e da Paróquia Santa Rita de Cássia.
Por: Samara Said