Encontrão da Juventude Missionária (EJUM) em Lábrea

O Encontrão da Juventude Missionária (EJUM) surgiu da inquietação da JM da cidade de Lábrea com a JM da Praia do Pirão, visando realizar e vivenciar juntas alguma ação missionária para toda a juventude. Após muita reflexão, surgiu a ideia de realizar o Encontrão. Os jovens que residem na praia foram os pioneiros ao plantar a semente e criar o grupo de jovens da Juventude Missionária. É justamente por isso que o Encontrão é realizado neste local, pois o apoio e incentivo dos moradores são de suma importância, uma vez que já estão familiarizados com a metodologia e o perfil dos jovens missionários. A praia do Pirão está localizada à 10km de distância da cidade e só é possível chegar até lá de barco, navegando pelo rio Purus.
Lançaram a ideia e colocaram em prática o primeiro Encontrão da Juventude Missionária, 1° EJUM, realizado em 2019. Os jovens que puderam participar vivenciaram uma experiência missionária bastante gratificante. Foi um final de semana cheio de visitas animadas, emoções, dinâmicas, formações, palestras e várias outras atividades voltadas aos jovens e as pessoas da comunidade que estavam participando. Através dessa experiência missionária, ao longo dos anos, a Juventude Missionária realizou outros encontros, deixando sempre uma saudade e o desejo de passar mais tempo com as pessoas e famílias visitadas. E assim, chegamos ao nosso 4° EJUM. O Encontrão é organizado pela coordenação da JM em parceria com algumas famílias locais, que escolhem as datas, pensam no tema e lema, e organizam e preparam todas as atividades para o EJUM.

Neste ano de 2024, organizamos nosso 4° EJUM com o tema: “Testemunhas de Cristo” e lema: “Ide, convidai a todos para o banquete”. Devido à seca inesperada do rio Purus, as famílias ribeirinhas estavam sem seu melhor alimento e uma de suas melhores fontes de renda, já que os peixes não estavam aparecendo. Sabendo disso, a coordenação em parceria com outras pessoas conseguiram doações de algumas sacolas básicas de alimentos, o que ajudou bastante cada família. Para o encontro, a JM, novamente inquieta em realizar o evento, fez uma carta convite para a Juventude Missionária da Diocese de Humaitá para conhecerem e vivenciarem o encontrão. O convite foi aceito e recebemos 4 jovens missionários em nossa cidade, incluindo uma freira. Outros convidados também participaram, como freiras, um frei, um psicólogo e alguns familiares dos jovens.

Iniciamos na sexta-feira, dia 17/05, com um momento de animação e acolhida, onde todos se apresentaram. Após isso, foi realizada a oração inicial, com mantras e reflexões, pedindo ao Espírito Santo que iluminasse cada jovem e nosso encontro. Em seguida, Frei Sérgio fez a leitura do evangelho (Mt 22), e em sua partilha, questionou os jovens sobre o lema: “Ide, convidai a todos para o banquete!”. Foi um momento de suma importância, pois os jovens puderam refletir sobre a passagem bíblica que também iriam usar nas visitas missionárias. Além disso, refletiram se estão preparados para o banquete e se não estão deixando o convite para o Reino passar despercebido.
O Padre Genilson, Secretário Nacional das Pontifícias Obras da Propagação da Fé (POPF), também esteve presente de forma online, conhecendo a JM de Lábrea, representantes da JM de Humaitá e outros convidados. Ele ministrou uma formação para toda a Juventude Missionária com o tema: ‘JM: História, Identidade e Perfil do Jovem Missionário’. Ele explicou a Metodologia da JM, que consiste nas 4 áreas integradas: Realidade Missionária (Ver); Espiritualidade Missionária (Iluminar); Compromisso Missionário (Agir); e Testemunho Missionário (Celebrar), entre outros assuntos. Foi uma formação bastante importante e enriquecedora para os novos participantes, permitindo-lhes entender a identidade e perfil de ser um Jovem Missionário.

No dia 18/05, toda a Juventude Missionária e os convidados partiram rumo ao local do encontrão. Com muita animação e disposição, saíram da cidade em direção à Praia do Pirão para encontrar os jovens que lá estavam. Chegando à praia, foram acolhidos com muita animação e alegria, e logo receberam algumas orientações. Os jovens passaram toda a manhã de sábado realizando visitas, entregando doações para as famílias e transmitindo a certeza de que não estão sozinhos, mostrando que, apesar das dificuldades, a juventude está ao lado deles.

À tarde, foi realizado o primeiro momento de partilha, chamado ‘proseando’, onde os jovens se reuniram para compartilhar suas experiências das visitas e outras vivências em missões anteriores. Em seguida, ocorreu o segundo ‘proseando’, dirigido pela Missionária Agostiniana Recoleta (MAR), Irmã Madalena, com o tema: ‘Testemunhas de Cristo’. Ela enfatizou que, para sermos testemunhas de Cristo, precisamos compartilhar o evangelho de maneira concreta e não de qualquer forma. Para sermos testemunhas de Cristo, precisamos estar na presença Dele e fundamentar nossa vida cristã nisso. Logo após, Irmã Ivone Leonor deu continuidade ao ‘proseando’ e abordou o tema: ‘Amizade Cristã’, destacando que manter uma amizade cristã vai além de oferecer ajuda financeira ou qualquer outra forma de assistência, mas envolve compartilhar uma palavra, um abraço, um sorriso e estar presente para cultivar essa amizade, seguindo o exemplo de Cristo.

O encontro visa o bem-estar de cada jovem, tanto espiritual quanto psicológico, físico e mental. No terceiro ‘proseando’, dois temas importantes foram discutidos: a ‘ansiedade’, um problema que muitas vezes se torna um trauma e afeta a vida das pessoas, e ‘Maternidade e seus Desafios’, destacando a importância de oferecer apoio adequado aos adolescentes e jovens da Juventude Missionária e da nossa cidade, especialmente quando enfrentam a gravidez e se veem sem o suporte necessário, principalmente do parceiro e da família.
Após o ‘proseando’, os jovens tiveram um tempo livre para se prepararem para a adoração. Esse momento é essencial para a juventude, sendo o mais forte e puro da nossa fé, onde nos conectamos com Deus. A adoração ao Santíssimo é muito importante e tem sido cada vez mais presente em encontros, retiros e outras ações, pois nos recorda que Cristo é nosso Salvador e guia. Em seguida, os jovens jantaram e desfrutaram de uma pequena noite cultural, com dinâmicas e apresentações dos grupos formados pelas cores dos continentes.

No dia seguinte (domingo), os jovens foram recebidos com um caloroso bom dia e desfrutaram de um delicioso café da manhã preparado pelas nossas parceiras que moram na praia. Após esse momento, tivemos o quarto e último “proseando”, dirigido pelo psicólogo Lenner. Ele não apenas trabalhou com a juventude, mas também com as famílias da comunidade. O tema foi: “Maternidade e Desafios; Sofrimento por antecipação; Ansiedade”. Foi um “proseando” bastante significativo, não apenas para a JM, mas também para a comunidade que participou, acompanhou e mais uma vez nos apoiou e incentivou a estarmos juntos em Oração, Formação e Missão. Em seguida, participamos da missa, celebrada por Frei Luiz, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Após o almoço, todos os jovens tiveram uma tarde de lazer para descansar, se divertir e aproveitar o rio, antes de retornarem às suas casas na cidade.

Agradecemos a Deus, que nos sustenta, ampara, fortalece, guia e ama. Agradecemos a todos que nos apoiaram de forma direta e indireta, com suas doações e orações. Existimos porque caminhamos juntos, unidos por uma só causa. Chegamos à praia pensando em levar muitas coisas para as famílias, mas durante as visitas, percebemos que elas não precisam de muito, apenas do essencial para viverem. Acabamos trazendo mais do que levamos, aprendendo mais do que ensinamos e ouvindo mais do que falamos.

Obrigado por acreditarem em cada jovem, por acreditarem que a JM realizaria mais um EJUM, por acreditarem que somos uma Juventude Missionária, sempre solidária, levando amor. Fomos levar esperança, mas na verdade, encontramos uma esperança sem igual. Onde há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por meio de todos e em todos. (Efésios 4, 5).

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X