Dom Santiago faz visita Pastoral à Paróquia de Pauini-AM

Passadas as festas natalinas, depois de muitas mudanças de planos e projetos que ficaram para traz em 2020 por causa da pandemia, o bispo da Prelazia de Lábrea, Dom Santiago Sánchez (OAR) empreendeu visita pastoral à Paróquia Santo Agostinho, no município de Pauini – AM, de 11 a 18 de janeiro.Considerando que no período, os riscos da pandemia pareciam não estar em alta, aproveitou-se essa data para cumprir uma agenda corrida de atividades que estavam pendentes.Sob a companhia do seminarista da Prelazia, Tiago Mendes estiveram uma semana em Pauini em meio a dias chuvosos para realizar os trabalhos planejados. Foram “dias de chuva das nuvens e de chuva da graça de Deus”, afirmou o bispo.Dom Santiago pôde estar com a Comunidade Religiosa dos Freis Agostinianos Recoletos (OAR) que atualmente está composta por frei Alfonso Lázaro, frei José Arredondo (vigário) e frei Joseph Shonibare que é o pároco e teve que viajar no dia seguinte à chegada do bispo devido o estado de saúde de seu pai, agravado por um câncer, mas deixou tudo encaminhado. Ressalta-se que se encontram animados, corajosos e envolvidos com o povo, que também manifestou sua tristeza com a transferência de frei José Artenildo, que compunha a comunidade, mas que pela obediência religiosa não retornará a paróquia.

Terça-feira (12) celebrou na Igreja Matriz de Santo Agostinho e após teve reunião formativa com os candidatos aos Ministérios da Palavra e da Sagrada Comunhão.

Quarta-feira (13) numa tarde chuvosa, na Capela São Francisco celebrou o envio dos catequistas da paróquia numa celebração simples e vivenciada profundamente.

Quinta-feira (14) na Capela Santa Rita celebrou a instituição dos Ministros da Sagrada Comunhão. As obras da capela estão bem adiantadas, bem como as obras pastorais e compromissos de seus comunitários.

Sexta-feira (15) na capela Nossa Senhora de Guadalupe celebrou a instituição dos Ministros da Palavra.

Sábado (16) foi dedicado para o retiro espiritual dos 16 crismandos da paróquia, além de receberem o Sacramento da Reconciliação em preparação para o Sacramento do Crisma.

Domingo (17) na Capela do Sagrado Coração de Jesus aconteceu a celebração da Crisma. Destaca-se a atitude dos crismandos totalmente aberta para receber o Espírito Santo.

Segunda-feira (18) madrugaram para retornar a sede da Prelazia depois de uma noite chuvosa. No retorno ainda visitaram a comunidade ribeirinha de Ajuricaba.

Dentre as atividades desses dias o bispo celebrou em quase todas as comunidades, visitou e recebeu pessoas pelos diversos motivos e assuntos, e destacou: “Como confiam no seu pastor, mas quanto limitado que sou… Assim, caminhamos juntos, levando juntos os problemas e as alegrias, na direção que Deus nos marca, agora com sinais incertos porque esta pandemia parece uma névoa que não permite ver com clareza.”

O retorno foi cansativo, porém com um coração missionário grato a Deus por todas as vivencias e atividades realizadas.

A próxima visita pastoral do bispo seria para a nova Paróquia de São Sebastião e São Francisco a fim de celebrar o padroeiro, mas as circunstâncias da pandemia obrigaram deixar a visita para outro momento oportuno.

 

TEXTO: Marcelo Viana

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X