Conselho Missionário da Paróquia de Lábrea realiza manhã de espiritualidade para missionários

“Quem sou eu?… Quem é Jesus?… Quem anuncio?…”

Às vésperas do Dia Mundial das Missões, o COMIPA – Conselho Missionário da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, realizou no dia 18 de outubro uma manhã de espiritualidade para os missionários, sob a orientação do coordenador de pastoral da Prelazia de Lábrea, missionário Orly Côco.

???????????????????????????????

A atividade aconteceu no Centro Comunitário Paroquial, tendo inicio às 7h30min, e esteve iluminada pela Palavra de Deus em sintonia com os últimos documentos da Igreja em nível mundial, continental e nacional. Estiveram presentes representações de lideranças pastorais e das comunidades.

???????????????????????????????

No primeiro momento os missionários foram convidados a refletir sobre sua identidade, considerando que é difícil ser missionário sem saber a própria identidade. No segundo momento refletiu-se sobre quem é Jesus, tomando por base o texto de Mateus 16,13-16 (considerando que para anunciá-Lo é necessário saber quem Ele é para que se creia).

No terceiro momento refletiu-se sobre a realidade da missão na Paróquia de Lábrea, considerando que a missão da Igreja depende do sentimento de pertença que o discípulo missionário tem, uma vez que foram escolhidos por Jesus Cristo (cf. Jo 15,16-17). Já no quarto momento, num sentido profundo de reflexão e meditação, os missionários presentes fizeram a experiência de mergulhar em si mesmo, e a partir da própria história, partilharam o despertar para o sentido do batismo, que implica no ser missionário!

???????????????????????????????

A manhã de espiritualidade foi muito proveitosa, considerando a dinamicidade com que se desenvolveu o encontro, através da oração, partilha e convivência. Durante o encontro houve um lanche partilhado entre os missionários, e a atividade da manhã encerrou-se após a avaliação, às 11h30min.

Sintetizando algumas reflexões dessa proveitosa manhã, mediante as colocações feitas, subentende-se que na missão somos enviados para ir e produzir frutos… Somos enviados para amar (cf. Jo 15,16). Os desafios da missão sempre existirão, pois “missão não é segurança, missão é confiança”. Enfim, o grande problema da missão está na sua finalidade, uma vez que o missionário não sai em missão porque o outro precisa, mas porque ele precisa do outro que se torna uma possibilidade de experiência pessoal com Jesus Cristo!

???????????????????????????????

É importante ressaltar que o COMIPA de Lábrea reconhece a importância da mística no contexto missionário pessoal e comunitário, o que justifica a realização da manhã de espiritualidade, como também os momentos reservados para oração antes de cada ação missionária realizada em nossas comunidades mensalmente.

“Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que rezam e trabalham.   […] É preciso cultivar sempre um espaço interior que dê sentido cristão ao compromisso e à atividade. Sem momentos prolongados de adoração, de encontro orante com a Palavra, de diálogo sincero com o Senhor, as tarefas facilmente se esvaziam de significado, quebrantamo-nos com o cansaço e as dificuldades, e o ardor apaga-se. A igreja não pode dispensar o pulmão da oração […]” (EG, 262)

 Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

 

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X