COMIPA de Lábrea realiza formação sobre Campanha Missionária 2019

No último sábado (21) o Conselho Missionário da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré da Prelazia de Lábrea – AM realizou uma manhã de formação sobre a Campanha Missionária 2019 e Tríduo do Sínodo Especial para a Amazônia. O encontro aconteceu no salão paroquial com a participação de 75 missionários.
O Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) em sintonia com a Igreja do Brasil vem animando para a celebração do Mês Missionário Extraordinário (MME) através de encontros de formações, espiritualidades, experiências missionárias e na atuação da articulação missionária junto às comunidades e todos os seguimentos pastorais afim de que todos possam entrar no dinamismo do MME que convoca todos para reavivar a missionariedade que recebemos do nosso batismo.


A programação da manhã iniciou com a vivência do primeiro encontro da novena missionária 2019 que traz como tema: “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, com ênfase no passo-a-passo da leitura orante da Palavra de Deus que foi orientado pela Missionária Agostiniana Recoleta Irmã Marlene Valani (MAR). Vivência esta que ajuda os missionários a desenvolverem com propriedade as novenas junto as famílias.
O encontro é sempre enriquecido por um momento de lanche partilhado em que cada missionário traz algo para colocar em comum e desfrutam juntos num clima de integração e alegria.


No segundo momento do encontro o coordenador do COMIPA Marcelo Viana fez a apresentação da Novena Missionária e as orientações para os coordenadores dos grupos enfatizando o sentido extraordinário que a novena traz neste ano por ocasião da vivência do MME convocado pelo Papa Francisco. Em sua fala o mesmo recordou a prioridade da paróquia e prelazia na linha da missão levando os missionários a refletirem se estão de fato assumindo a missionariedade recebida no batismo, respondendo às exigências de fazer da Igreja uma Igreja em estado permanente de missão.

Em seguida, a partir do documentário sobre o Sínodo para a Amazônia produzido pela Verbo Filmes, o Irmão Marista Nilvo Luiz falou sobre o sínodo a partir do Documento de estudos da CNBB fazendo os missionários refletirem a partir da própria realidade. Falou ainda da importância de celebrar o Tríduo do Sínodo proposto pela Rede Eclesial Panamazônica (REPAM).


A paróquia acolheu a proposta do COMIPA de que cada comunidade realize a Novena Missionário e o Tríduo do Sínodo numa área ou setor missionário a ser definido e priorizado na própria comunidade a fim de chegar a lugares mais necessitados da presença missionária. Antes de finalizar o encontro foi apresentado toda a programação missionária celebrativa a ser vivenciada na paróquia durante o Mês Missionário Extraordinário.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X