Celebração da Semana Santa em Lábrea

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Prelazia de Lábrea, ao longo do último ano tem buscado dinamizar ao máximo suas formas de celebrar a fé devido a pandemia que impôs grandes mudanças nos ritmos do mundo.

A Semana Santa com suas celebrações marcadas por muitos ritos, símbolos e tradições exigiu muita criatividade e cautela para não causar aglomerações de pessoas e colocar a vida dos fiéis em risco. Sendo assim, levando em consideração as orientações locais do Comitê de Enfretamento e Combate ao Coronavírus pôde-se realizar algumas celebrações com participação de fiéis, mesmo reduzida, e as principais celebrações aconteceram nos três setores urbanos da paróquia nas Igrejas Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima), Catedral (Centro) e São Francisco (Bairro da Fonte).

No Domingo de Ramos (28) que abriu a Semana Santa houve celebrações por setores e após os sacerdotes saíram percorrendo de carro as ruas das demais comunidades que não houveram celebrações para abençoar os ramos das famílias que deixaram seus ramos nas portas, portões e janelas. Essa experiência marcante ajudou muito a fortalecer a fé do povo desde o ano passado quando a pandemia no Amazonas estava em estado de alerta e o povo sofria, como ainda sofre com os temores, inseguranças, e mortes trazidos pelo vírus.

Segunda-feira Santa (29) pela manhã houveram celebrações penitenciais comunitárias por setores nas comunidades, possibilitando assim a aproximação dos fiéis do Sacramento da Confissão depois de um ano sem poderem confessar-se com o sacerdote. Essa dinâmica de celebrações penitencias matinais aconteceu em todas as comunidades.

Terça-feira Santa (30), neste dia acontece tradicionalmente na paróquia, a Missa Crismal e bênção dos Santos Óleos na Catedral. Nesta celebração presidida pelo bispo Dom Santiago Sánchez, em comunhão com toda Prelazia, faz-se a apresentação e bênção dos Santos Óleos: dos Enfermos, do Crisma e dos Catecúmenos; e acontece também a renovação das promessas sacerdotais.

Quarta-feira Santa (31) aconteceu o encontro das imagens de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. Normalmente neste dia essa celebração divide homens e mulheres em procissões distintas conhecida como Procissão do Encontro, que acompanham as imagens da Mãe e do Filho saindo de extremidades diferentes para encontrar-se em frente da Catedral. Desde o ano passado, as imagens saem de carro, acompanhadas apenas pelos sacerdotes vindos dos extremos das comunidades urbanas mais distantes sob reflexão via rádio. Após, houve celebração Eucarística na Catedral.

Quinta-feira Santa (01), início do Tríduo Pascal, houve celebração da Ceia da Senhor nos setores e após, momento de Vigília Eucarística. Este ano por orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, não aconteceu o rito do Lava-pés.

Sexta-feira Santa (02), houve celebração da Paixão do Senhor nos setores. Nesse dia as ruas do centro de Lábrea costumavam serem tomadas pela multidão de fiéis acompanhando a Via Sacra com as imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores. Este ano, após a celebração as imagens sacras passaram de carro por todas as comunidades da paróquia e em cada uma delas se refletia uma Estação da Via Sacra. Em frente ao hospital também se refletiu uma Estação na qual se fez memória de todas as vítimas da pandemia que morreram; de todos os infectados, sobretudo os internados na “Ala Rosa” da Unidade Hospitalar; e com gratidão se pediu bênçãos especiais sobre a vida de todos os profissionais da área da saúde. Outra novidade, é que muitos carros e motos puderam acompanhar ao longo do trajeto da procissão.

 

Sábado Santo (03), a Vigília Pascal aconteceu nos setores com todas as riquezas de detalhes que a solenidade exige em seus ritos preparados pelas equipes litúrgicas das comunidades envolvidas.

Domingo de Páscoa (04), houve celebração da Páscoa do Senhor em quase todas comunidades da paróquia. Ressalta-se que neste dia na Prelazia apresentou-se os instrumentos de trabalho da XIV Assembleia da Prelazia que acontecerá em janeiro de 2023, mas que já iniciou os processos e preparativos através dos referidos instrumentos que devem nortear as reflexões, orações e celebrações dos temas da assembleia nas linhas prioritárias da Iniciação à Vida Crista (IVC) e Missão.

É importante destacar e registrar agradecimentos por todos esforços empreendidos pela Pastoral da Comunicação Paroquial (PASCOM), seja a equipe de voluntários do rádio, seja a equipe de voluntários da TV Nazaré local,  que têm sido um grande suporte nos trabalhos de evangelização, divulgação e transmissão das celebrações que diante de tantos desafios têm favorecido e ajudado com que as famílias de Lábrea, sobretudo do interior e das aldeias participem em comunhão espiritual das celebrações paroquiais.

Celebrados estes Dias Santos da fé Católica com toda solenidade possível, mesmo em meio a pandemia, a Paroquia Nossa Senhora de Nazaré- Lábrea, deseja a todos os seus paroquianos uma Páscoa feliz e abençoada! Que a Luz do Cristo Ressuscitado ilumine a todas as famílias!

TEXTO: Marcelo Viana

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X