Catequese de Adultos celebra Rito da Eleição

No último domingo (01), celebrou-se na Catedral de Lábrea o rito da “eleição”, também chamado de rito da “inscrição do nome” dos catequizandos da Catequese de adultos da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Denomina-se “eleição” porque a Igreja admite o catecúmeno baseada na eleição de Deus, em cujo nome ela age. Chama-se também “inscrição do nome” porque os candidatos, em penhor de sua fidelidade, inscrevem seus nomes no registro dos eleitos (Cf. RICA, n. 22).

Esta já é a segunda experiência realizada na Paróquia dentro do processo da Iniciação Cristã, que foi visto com bons olhos por Frei José Garcia (administrador paroquial), que por sua vez propôs a uma equipe reduzida conhecer o estudo número 97 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre a “Iniciação à Vida Cristã: Um processo de inspiração catecumenal”.

2a

2b

O estudo durou um ano, mediante os encontros e reflexões apontadas pela equipe, que ao término, em resposta aos anseios apresentados decidiu-se entre outras ideias, por constituir a equipe de coordenação Paroquial da Iniciação à Vida Cristã, que está composta por: Frei José Garcia, Ir. Ana Maria da Silva, Raimunda Maciel (Verilda), Raimunda Magalhães (Rosa), Maria Alice Azevedo, Marcelo Viana, Manoel Vieira e Antônio Barreiros.

Os adultos começaram o processo em março de 2014, e considerando a situação de cada um a equipe de coordenação junto aos catequistas tem buscado adaptar o processo formativo em seus aspectos propostos: busca, encontro, conversão, comunhão, missão e transformação da sociedade.

3

Assim, de acordo com o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), ao receber o parecer favorável da comunidade, o candidato dará mais um passo. Este rito conclui o catecumenato, e o candidato passa a categoria de eleito ou iluminado, submetidos ao tempo da purificação e iluminação nesta quaresma.

4a

4b

Dentre os 13 adultos que fazem parte do processo, somente um não é batizado, é de fato catecúmeno. Quanto aos demais, alguns faltam receber os Sacramentos da Eucaristia e Crisma, e outros só o Crisma. É bom destacar que alguns também se preparam para receber o Matrimônio. Acompanham as duas equipes como catequistas: Ir. Ana Maria, Raimunda Magalhães, Manoel Vieira e Antônio Barreiros.

A celebração teve inicio às 19h30min, e foi presidida por Frei José Garcia. Os catequizandos, na condição de “catecúmenos” estavam acompanhados dos seus respectivos padrinhos e a equipe de coordenação auxiliou durante o rito que foi muito bonito e emocionante.

5a

5b

O RICA especifica que a partir do dia de sua “eleição” e admissão, os candidatos são chamados “eleitos”. Denominam-se também “co-petentes” porque todos juntos se esforçaram ou competem para receber os sacramentos de Cristo e o dom do Espírito Santo. Chamam-se ainda “iluminados” porque o Batismo é denominado “iluminação” e através dele os neófitos são inundados pela luz da fé (n. 24).

6a

6b

Fazemos votos que nossos “eleitos” façam um bom caminho neste tempo de purificação para que dignamente recebem os sagrados Sacramentos na próxima Vigília Pascal, ao mesmo que tempo que desde já parabenizamos e agradecemos os esforços de cada um envolvido neste processo, como também a equipe de coordenação e catequistas.

“Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida, e com isso, uma orientação decisiva” (Papa Bento XVI).

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X