Belo Monte celebra São Sebastião

A Área Missionária do Belo Monte (Canutama-AM) celebrou com muita alegria o seu santo padroeiro, São Sebastião, na última terça-feira (20) com grande participação da comunidade católica da localidade durante o novenário, na missa e procissão do padroeiro.

20150120_170907

            As festividades deram inicio no dia 11 de janeiro com a abertura do novenário que este ano teve todo um sentido voltado para uma maior e autêntica evangelização. Para tanto o conselho da comunidade definiu os seguintes objetivos norteadores para a festa:

  • O objetivo primeiro das festas religiosas é louvar a Deus, o culto divino e a veneração do santo festejado, buscando-se aproveitar o que de Evangélico ele nos oferece. Uma excelente ocasião para uma experiência eclesial, no tocante à comunhão, participação e missão.
  • Um tempo especial para uma autêntica evangelização.

20150120_183242

            A definição dos objetivos resultou da reflexão que a referida comunidade vem fazendo sobre a prática pastoral que vem realizando. Assim, em assembleia decidiram fazer a festa religiosa separada da festa social e incentivar as comunidades a realizarem a festa do Santo de maneira satisfatória e saudável sem alcoolismo e outros pontos que tira o verdadeiro sentido da festa do padroeiro. Partindo da latente realidade de desestruturação familiar que ocorrem por meio dos festejos, e a falta de evangelização.

            Durante o novenário, a cada noite uma pastoral ou serviço, algumas famílias tradicionais, as escolas e associação de pescadores e agricultores eram convidadas especiais a celebrarem juntos com a comunidade em geral, como forma de envolver todos na participação.

20150120_184948

            Após a novena, nas dependências do espaço da igreja teve quermesse a partir do dia 16 que se seguiu até o ultimo dia de festa, com vendas de doces e salgados, refrigerante, churrasco, leilões e bingo.

20150120_182716

            A festividade contou com a participação dos moradores do Belo Monte, das comunidades ribeirinhas mais próximas como Foz de Tapauá, visitantes de Canutama, Lábrea e os seminaristas Lucas e Abel do Seminário Nossa Senhora da Penha da Arquidiocese de Vitória (ES), que vieram fazer experiência missionária na Prelazia de Lábrea.

20150120_170345

            O festejo de São Sebastião do Belo Monte foi um gesto profético de testemunho coerente da vivência do Evangelho. Percebe-se a beleza e a alegria do rosto de uma Igreja acolhedora que vive e celebra sua fé em meio aos desafios de nossa região amazônica, que se propõe a ouvir a voz dos pastores acolhendo o desafio de ser uma Igreja missionária, servidora e profética, testemunha de Jesus Cristo, renovando suas práticas evangelizadoras dentro de um processo de conversão pessoal, pastoral e eclesial.

20150120_183636

            Sem dúvida nenhuma a beleza desse trabalho e os frutos que dele virão se devem a força, a coragem e o testemunho da presença das Irmãs Josefinas que residem no lugar há três anos no meio do povo, cuidando daquele rebanho, tal qual da comunidade São Francisco da Foz de Tapauá.

20150120_190103

            Parabéns a toda comunidade, suas lideranças e forças vivas que trabalharam para que o bom desempenho do festejo pudesse acontecer. Nossos agradecimentos especiais as Irmãs Josefinas: Cláudia Maria Castro e Silva, Ana Diniz Guedes e Valdinéia Morais Oliveira pela calorosa acolhida que nos dispensaram. Que Deus continue abençoando suas vidas, vocação e missão para que se mantenham fiéis ao chamado e carisma Josefino e aos ensinamentos e orientações da fundadora Rosita Paiva (labrense), que em seu legado deixou seu belo testemunho de fidelidade a Jesus Cristo e a sua Igreja.

20150120_185237

 

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X