Assembleias Setoriais na Paróquia de Lábrea

A Paróquia de Lábrea levando em consideração a prioridade “Comunidade” aprovada na última assembleia paroquial, no tocante à celebração de assembleias setoriais para renovar as coordenações das comunidades, convocou e realizou as referidas assembleias nos setores II e III da paróquia, sendo que este processo já aconteceu no setor I no ano passado.

Na última reunião do Conselho Paroquial, realizado no dia 13 de abril, falou-se sobre a finalidade e convocatória das assembleias, bem como da dinâmica a ser trabalhada, e decidiram-se as datas de 23 e 24 de abril para realização das mesmas nos horários de 17h00min as 19h00min.

A dinâmica da assembleia foi dividida em quatro momentos distintos, sendo: espiritualidade, formação, eleição e ratificação. Sendo assim, no dia 23 reservou-se para um profundo momento orante através do Oficio Divino das Comunidades, reflexões e partilhas, e dia 24 reservou-se para estudo e aprofundamento de orientações para os conselhos pastorais das comunidades e suas equipes de coordenações.

A equipe de coordenação e preparação da assembleia, composta por: Frei José Garcia (administrador paroquial), Orly Côco (coordenador de pastoral), Irmã Ana Maria da Silva (MAR), Verilda Maciel (secretária paroquial), Gernilson Amâncio (sertor II), Marcelo Viana (setor II), José Maria (setor III), Nair Nascimento (setor III) e Antônio Barreiros (setor III), decidiu que a assembleia do setor II aconteceria no Centro Comunitário Santo Agostinho, e a do setor III na Capela Santa Rita – Terra Solidária, ambas no mesmo horário.

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Ao se definir a programação decidiram-se alguns tópicos importantes como: o tempo de serviço no exercício de uma coordenação que será de dois anos, podendo ser reeleito para mais dois anos, e não mais do que isso, a não ser alternadamente; que no processo eletivo e ratificação cada comunidade indicaria 03 nomes para coordenador (a), 03 nomes para secretário (a) e 03 nomes para tesoureiro (a); e que a partir de então os membros permanentes dos conselhos em sua participação e representação será o coordenador e mais um membro escolhido pelo próprio grupo pastoral. Enfatiza-se que essas definições poderão ter alterações na 12ª Assembleia da Prelazia, que acontecerá em janeiro de 2016, onde se aprovará o Diretório Pastoral Prelatício com normativas específicas para os conselhos entre outros regimentos.

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Na carta de convocação enviada pelo administrador paroquial destacou-se em sua mensagem: “Nossas comunidades precisam duma profunda e permanente renovação para superar a monotonia, o desânimo, o cansaço, a preguiça, que são como a poeira do caminho que é necessário sacudir. Precisamos duma renovação profunda, seguindo o convite do papa Francisco, para nos transformar em Igreja discípula, missionária, fraterna, em saída, samaritana”.

A assembleia do setor II foi assessorada por Orly Côco, e a do setor III por Frei José, ambas tiveram uma participação significativa de nossos agentes pastorais e forças vivas atuantes na vida da Igreja.

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O terceiro momento da assembleia, que seria o eletivo aconteceria em cada comunidade no espaço de tempo definido para o processo de ratificação que foi marcado para o mês de maio, sendo: dia 08 no setor III e dia 09 no setor II, através de uma convocação comunitária, onde se aplicaria as orientações quanto ao processo eletivo apresentado na formação. Assim, cada comunidade realizou suas eleições.

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Uma vez que cada comunidade apresentou os nomes dos eleitos por maioria de votos, deu-se o processo de ratificação. Frei José conduziu o momento de oração e em seguida falou que a fortaleza de nossas comunidades depende muito das novas coordenações. Enfatizou que para nós cristãos, tudo que é “autoridade” é serviço, e que ser coordenador não é nenhum título de honra como para os governos que costumamos ver, e mesmo que haja dificuldades e problemas, somos convidados a servir sempre… Destacou também que a coordenação não trabalha sozinha e tem que animar e fazer funcionar o conselho pastoral, algo que não é muito difícil, mas que compromete bastante. Finalizou sua mensagem de abertura dizendo que a data da posse dos novos conselheiros se dará em data definida pelo conselho paroquial, onde cada conselho será apresentado na celebração da comunidade.

Enquanto frei José conversava com cada grupo escolhido pelas comunidades o coordenador de pastoral Orly Côco apresentava aos demais as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019) aprovada na última assembleia geral dos bispos.

Dado o processo, Frei José ratificou os nomes das coordenações das 08 comunidades dos setores II e III da Paróquia, ficando assim definido:

 SETOR II

Comunidade Nossa Senhora de Nazaré

Coordenador: Marcelo do Nascimento Viana

Vice: Aline de Oliveira Galvão

Secretária: Francisca Teixeira da Silva

Vice: Raimunda Magalhães da Silva

Tesoureiro: Manoel Vieira da Silva

Vice: José Alberto Falcão Rocha

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Coordenadora: Maria José Duarte de Souza

Vice: Marcina Rodrigues Maia

Secretária: Francisca das Chagas da Silva

Vice: Pharmia Ribeiro

Tesoureiro: Antônio Sebastião de Souza

Vice: José de Araújo Siqueira Júnior

Comunidade São José

Coordenador: Gernilson da silva Amâncio

Vice: José Júnior Gomes Rodrigues

Secretária: Maria Rita Ferreira

Vice: Raimunda Maria Reinaldo da Silva

Tesoureiro: Francisco Albuquerque

Vice: Clenilton da Silva Amâncio

Comunidade Santa Mônica

Coordenador: Antônio Paiva Alexandre

Vice: Valdenice Pereira da Silva

Secretária: Marineide Ferreira Brito

Vice: Ivana de Oliveira Araújo

Tesoureira: Maria Jucilene Félix da Silva

Vice: Bruno da Silva Leite

SETOR III

Comunidade Nossa Senhora da Consolação

Coordenador: Júlio César de Souza Pereira

Vice: Ginna Silva Quintino

Secretária: Karina Ferreira de Souza

Vice: Claldemir Falcão de Souza

Tesoureira: Letícia Alves de Oliveira

Vice: Valcinete Alves dos Santos

Comunidade São Sebastião

Coordenador: Raimundo Cícero Barros da Silva

Vice: Antônio Barreiros

Secretário: Francisco Nascimento da Silva

Vice: Carlos Azevedo dos Santos

Tesoureiro: Francisco Berto dos Santos

Vice: Antônia Domingos Dias

Comunidade Santa Rita

Coordenadora: Fátima Galdino da Silva

Vice: Deuzinete Luna do Nascimento

Secretária: Elisângela Batista Cardoso

Vice: Elielza Cavalcante de Oliveira

Tesoureira: Marizete Pinto de Castro

Vice: João Carlos da Silva

Comunidade São Francisco

Coordenadora: Elonísia Paulino dos Santos

Vice: Maria Borrosa da Silva Rodrigues

Secretária: Rosilene Cardoso dos Santos

Vice: Lucineide Oliveira Lima

Tesoureira: Samara Said da Silva

Vice: Ronaldo Barbosa da Silva

Agradecemos a disponibilidade de todos os agentes pastorais envolvidos nesse processo de renovação das coordenações das nossas comunidades, pois em meio aos nossos receios e esperanças, Deus, através da ação do Espírito Santo suscitou pessoas em nosso meio dispostas e animadas a servirem colocando-se à frente da animação de nossas comunidades. Que Deus abençoe todos os Conselhos em sua caminhada e que Nossa Senhora de Nazaré, modelo de disponibilidade generosa possa estar intercedendo por cada uma de nossas comunidades, paróquia e prelazia.

Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA

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