As parábolas de Jesus nos aproximam do mistério numa linguagem que encanta e que faz pensar

A vida é sempre um mistério. Não temos palavras para descrever sua totalidade, por isso utilizamos imagens que ajudam a comunicar. A fé é um Mistério para todos aqueles que contemplam a vida, não como acidente, mas como um dom da Providência. Sendo assim, as parábolas nos aproximam do mistério numa linguagem que encanta e que faz pensar, e o melhor, ela nunca deixa respostas prontas, uma pitada de inquietação resta sempre.

Para falar dos grandes mistérios da fé os grandes teólogos da história produziram textos fantásticos, porém, muitas vezes com um conteúdo de difícil acesso para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudarem em boas escolas e universidades. É por isso que Jesus se torna o educador por excelência, pois ele faz minar a sabedoria através da inquietação que produzem suas parábolas, sempre acessíveis e transformadoras.

A imagem da semente traz em si a dinâmica da vida que chama sempre a participação humana, porém, essencialmente não depende dela. A força que faz crescer vai além da compreensão, a ausência de força que faz morrer gera também o sentimento de incapacidade que abre o caminho para o processo de humanização.

As parábolas de Jesus nos proporcionam retiros existenciais. Estes nos ensinam que é preciso ir sempre além, ou seja, se render ao Mistério da Providência. A Providência gera a esperança que não decepciona e capacita corações estagnados diante dos desafios, ela apazígua, faz crescer, ensina a frutificar e acalenta nas finitudes.

A imagem profética Daniel afirma que não somos frutos de um arquiteto que tudo matematiza, e sim frutos do trabalho de um agricultor, que derramar suor, confia, espera e colhe. Enfim, o Domingo que celebramos se torna parábola de um amor que agora em Jesus se torna palpável e “abraçável” àqueles que se deixam guiar pela criatividade do Espírito neste tempo que se chama hoje.

 Por pe. Éder Carvalho Assunção Missionário da Prelazia de Lábrea no Corno da África [email protected]

Ez17,22-24

Sl 91

2Cor5,6-10

Mc4,26-34

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X