A Prelazia de Lábrea reativa o Serviço de Animação Vocacional – SAV e divulga sua nova logo com tema e lema, assim também como o material de apresentação da Pastoral, com o objetivo de trabalhar as vocações nas Paróquias. Confira abaixo o material divulgado:
A Pastoral tem como tema e lema:
Tema: Desde o Purus Cristo te chama a segui-lo
Lema: Por uma igreja vocacionada.
O que é SAV?
“O SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL, é um trabalho pastoral da Igreja que visa DESPERTAR os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, DISCERNIR os sinais indicadores do chamado de Deus, CULTIVAR os germes de vocação e ACOMPANHAR o processo de ação vocacional consciente e livre” (cf. PDV nº 34), trabalhando em profunda sintonia com a Igreja local para promover uma cultura vocacional.
Objetivo Geral
Sensibilizar as comunidades para a realidade das vocações, através dos Serviços de Animação Vocacional (SAV), promovendo o seguinte itinerário: DESPERTAR, ACOLHER, ACOMPANHAR, ENCAMINHAR E SUSTENTAR os vocacionados (as)
1 – VOCAÇÃO LAICAL
Existe uma única categoria de cristãos, os batizados! Assim, as leigas e os leigos exercem sua função profética, sacerdotal e real, cumprindo a sua parte na missão comum a todo o povo de Deus. A vocação da leiga e do leigo cristão é a de todos (as) os (as) batizados (as) que não pertencem à hierarquia e nem à vida consagrada ou aos Institutos Seculares. A vocação laical é desempenhada e vivenciada no meio do mundo
“É no meio do mundo que somos chamados… esse é o nosso lugar”. (Christifideles Laici)
2 – VOCAÇÃO FAMILIAR
A vocação matrimonial consiste no convite de Deus a uma homem e a mulher a se unirem num relacionamento de profundo amor e santidade, gerando, como fruto fecundo dessa união, a vida, os filhos.
Esposo e esposa são chamados a caminharem juntos, a viverem uma só realidade e um só projeto, “uma só carne” (Gn 2, 24), com a finalidade última de ambos alcançarem o Céu, selando de forma definitiva sua união com Cristo.
3 – VOCAÇÃO MISSIONÁRIA
“Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”. (EG 273)
Para sermos uma Igreja em saída. Na comunidade em saída todas as vocações, cada uma com suas especificidades, descobrem a sua missão como instrumentos do Reino de Deus.
4 – VOCAÇÃO À VIDA CONSAGRADA
A vida consagrada é um modo de viver de homens e mulheres que deixaram tudo, bens, familiares, trabalho, para seguir a Jesus Cristo.
São pessoas que, na oferta de suas vidas, vivem os conselhos evangélicos, que são aspectos da vida de Cristo. Para isso, professam votos de POBREZA, CASTIDADE E OBEDIÊNICA.
Agora, se você pensa que vida religiosa consagrada é restrita apenas a padres e freiras, está enganado. Os leigos também podem ser consagrados. Contudo, os leigos que vivem uma consagração de aliança atuam no mundo secular. São chamados a colaborar na santificação do mundo, de acordo com os valores evangélicos e cristão, no cotidiano de suas vidas.
5 – VOCAÇÃO DOS MINISTÉRIOS ORDENADOS
“E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência”. (Jr 3, 15)
O sacramento da Ordem ele continua a ser exercida hoje na Igreja, por homens que respondem ao chamado de Deus para anunciar o seu Reino.
O sacramento da Ordem possui três graus:
- DIACONATO: é um grau de serviço que inclui a pregação da Palavra, a assistência nas celebrações e a caridade junto aos mais necessitados.
- PRESBITERADO: atribuído aos padres que age em persona chisti, confere o poder de presidir a Eucaristia, Unção dos Enfermos, perdoar os pecados em nome de Deus e administrar outros sacramentos.
- EPISCOPADO: é um grau mais elevado e confere a plenitude do sacramento. Confere ao bispo também o ofício de ensinar, santificar e governar.
Os três graus do Ministério Ordenado assumem o modelo de Cristo nos moldes de servo.
E VOCÊ JÁ CONHECE O SAV? FICOU CURIOSO? FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
Entre em contato com o orientador vocacional
WhatsApp: (69) 99232-7766
E-mail: [email protected]