A Igreja nasceu em saída

Queridos irmãos e irmãs de caminhada missionária da Prelazia de Lábrea, graça e paz!

Missão Somália – Prelazia de Lábrea: duas realidades, uma mesma Missão.

“A Igreja nasceu em saída”, assim inicia o Papa Francisco sua mensagem para a Jornada Missionária Mundial. Que bom partilhar com vocês neste mês a alegria de pertencer a Prelazia de Lábrea que se torna “Igreja em saída” ao enviar seus filhos e filhas para missão Além Fronteiras.

Estou em Djibouti, balbuciando o francês e apreciando o somalí e tantas outras línguas nativas e, num silêncio fecundo, sendo “hóspede na casa do outro”. Cheguei dia 19 de setembro e vivenciei tantas experiências que as palavras e fotos não são capazes de revelar sua totalidade, portanto, me lanço também num jejum de imagens pra ruminar a realidade e no momento certo, socializar o que é da Vontade de Deus. É desafiador trabalhar com crianças de rua fugidas da guerra e da fome, porém a esperança presente em cada olhar é superior a qualquer tragédia humana, portanto, o que prevalece aqui é a Alegria do Evangelho.

Como vivenciar o Mês Missionário.

É impressionante a fé do povo ribeirinho que se traduz na fidelidade à Palavra testemunhada na caridade e na devoção popular. Seja em Pauini ou Tapauá, o dirigente cuida da fé da comunidade: reúne, anima e celebra… o padre, a irmã… uma vez ou outra, enquanto isso… a dirigente (a maioria são mulheres): todo domingo e dia santo. O Purus em sua vazante fecunda a praia e o coração de cada família ribeirinha para receber a Boa Semente do Evangelho.

A missão da Igreja de Lábrea não se trata somente de um mutirão de visitas no mês de outubro e sim a cotidianidade da vivência da fé, de sol a sol, de verão a verão. Como diz o Papa Francisco, devemos nos alegrar “sobretudo… pelo amor alcançado”.

Porém, os desafios surgem a cada dia: quais são as realidades em nossa prelazia que ainda não receberam a Alegria do Evangelho.

  1.  Quais são os rios, lagos e igarapés que a canoa da Igreja nunca navegou?
  2. Quais são as ruas, becos e travessas de nossos bairros que ainda não conhecem as sandálias dos conselheiros de nossas comunidades?
  3. Quais são os doentes, as pessoas idosas abandonadas e os portadores de necessidades especiais que ainda não conhecem o Óleo da Unção dos Enfermos que está na sacristia?
  4. Quais são as realidades missionárias mais exigentes de mundo (fome, guerra, terrorismo etc) que ainda não conhecem a minha doação material?

 Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria (EG1)

As crianças indígenas de nossa prelazia são mestras em alegria, tendo como “brinquedo” a Beleza da Criação. É preciso resgatar a dimensão da Beleza da Alegria que nos ajuda a transformar a tragédia em esperança. Portanto, sejamos portadores da alegria! A Ação Evangelizadora da Igreja necessita da leveza da amizade e da cordialidade que brota do coração.

 “No Coração da Igreja serei o Amor”.

Assim dizia Santa Teresinha, madrinha da Missão e da Infância e Adolescência Missionária. Colaboremos para que as articulações missionárias da Prelazia de Lábrea (Comipre, Comipas, IAM, Crb, Cimi e Pastoral Ribeirinha) sejam sinais de uma Igreja em Estado Permanente de Missão. Não nos esqueçamos de Promover a Campanha Missionária deste ano: Missão para Libertar e a Coleta do Dia Mundial das Missões: 19 de Outubro.

 Enfim, outra vez com Francisco…

Agradeçamos a Deus pela presença do Papa Pastor, que nos ensina a ter o cheiro das ovelhas. Vivenciemos este tempo de graça, único e renovador que vive a Igreja nestes dias. Sigamos suas orientações:

  1. Valorizar: os leigos e leigas – dimensão espiritual e formativa.
  2. Rezar: pela santificação dos padres e pelas vocações nativas.
  3. Apoiar: a Vida Consagrada Religiosa como sinal profético em nosso meio.
  4. Suscitar: vocações Ad Gentes em nossas Cebs.

Agora, um outro Francisco…

São Francisco de Assis, que o Purus celebra como a “maior solenidade da Devoção Popular”, uma vez nos disse: “Vá e anuncie o Evangelho e, se for preciso, fale”. Sendo assim, testemunhemos no peixe e na farinha de cada dia a Utopia que brota do Evangelho e o resto… Deus proverá… pois Deus é Missão… a Vida é Missão!

“Não nos deixemos roubar a Alegria da Evangelização” (Papa Francisco)

Fraternalmente, orações e benção +

Pe. Éder Carvalho Assunção

Presbítero da Prelazia de Lábrea

[email protected]

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

AJUDE
A PRELAZIA

X