Queridos irmãos e irmãs de caminhada missionária da Prelazia de Lábrea, graça e paz!
Missão Somália – Prelazia de Lábrea: duas realidades, uma mesma Missão.
“A Igreja nasceu em saída”, assim inicia o Papa Francisco sua mensagem para a Jornada Missionária Mundial. Que bom partilhar com vocês neste mês a alegria de pertencer a Prelazia de Lábrea que se torna “Igreja em saída” ao enviar seus filhos e filhas para missão Além Fronteiras.
Estou em Djibouti, balbuciando o francês e apreciando o somalí e tantas outras línguas nativas e, num silêncio fecundo, sendo “hóspede na casa do outro”. Cheguei dia 19 de setembro e vivenciei tantas experiências que as palavras e fotos não são capazes de revelar sua totalidade, portanto, me lanço também num jejum de imagens pra ruminar a realidade e no momento certo, socializar o que é da Vontade de Deus. É desafiador trabalhar com crianças de rua fugidas da guerra e da fome, porém a esperança presente em cada olhar é superior a qualquer tragédia humana, portanto, o que prevalece aqui é a Alegria do Evangelho.
Como vivenciar o Mês Missionário.
É impressionante a fé do povo ribeirinho que se traduz na fidelidade à Palavra testemunhada na caridade e na devoção popular. Seja em Pauini ou Tapauá, o dirigente cuida da fé da comunidade: reúne, anima e celebra… o padre, a irmã… uma vez ou outra, enquanto isso… a dirigente (a maioria são mulheres): todo domingo e dia santo. O Purus em sua vazante fecunda a praia e o coração de cada família ribeirinha para receber a Boa Semente do Evangelho.
A missão da Igreja de Lábrea não se trata somente de um mutirão de visitas no mês de outubro e sim a cotidianidade da vivência da fé, de sol a sol, de verão a verão. Como diz o Papa Francisco, devemos nos alegrar “sobretudo… pelo amor alcançado”.
Porém, os desafios surgem a cada dia: quais são as realidades em nossa prelazia que ainda não receberam a Alegria do Evangelho.
- Quais são os rios, lagos e igarapés que a canoa da Igreja nunca navegou?
- Quais são as ruas, becos e travessas de nossos bairros que ainda não conhecem as sandálias dos conselheiros de nossas comunidades?
- Quais são os doentes, as pessoas idosas abandonadas e os portadores de necessidades especiais que ainda não conhecem o Óleo da Unção dos Enfermos que está na sacristia?
- Quais são as realidades missionárias mais exigentes de mundo (fome, guerra, terrorismo etc) que ainda não conhecem a minha doação material?
Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria (EG1)
As crianças indígenas de nossa prelazia são mestras em alegria, tendo como “brinquedo” a Beleza da Criação. É preciso resgatar a dimensão da Beleza da Alegria que nos ajuda a transformar a tragédia em esperança. Portanto, sejamos portadores da alegria! A Ação Evangelizadora da Igreja necessita da leveza da amizade e da cordialidade que brota do coração.
“No Coração da Igreja serei o Amor”.
Assim dizia Santa Teresinha, madrinha da Missão e da Infância e Adolescência Missionária. Colaboremos para que as articulações missionárias da Prelazia de Lábrea (Comipre, Comipas, IAM, Crb, Cimi e Pastoral Ribeirinha) sejam sinais de uma Igreja em Estado Permanente de Missão. Não nos esqueçamos de Promover a Campanha Missionária deste ano: Missão para Libertar e a Coleta do Dia Mundial das Missões: 19 de Outubro.
Enfim, outra vez com Francisco…
Agradeçamos a Deus pela presença do Papa Pastor, que nos ensina a ter o cheiro das ovelhas. Vivenciemos este tempo de graça, único e renovador que vive a Igreja nestes dias. Sigamos suas orientações:
- Valorizar: os leigos e leigas – dimensão espiritual e formativa.
- Rezar: pela santificação dos padres e pelas vocações nativas.
- Apoiar: a Vida Consagrada Religiosa como sinal profético em nosso meio.
- Suscitar: vocações Ad Gentes em nossas Cebs.
Agora, um outro Francisco…
São Francisco de Assis, que o Purus celebra como a “maior solenidade da Devoção Popular”, uma vez nos disse: “Vá e anuncie o Evangelho e, se for preciso, fale”. Sendo assim, testemunhemos no peixe e na farinha de cada dia a Utopia que brota do Evangelho e o resto… Deus proverá… pois Deus é Missão… a Vida é Missão!
“Não nos deixemos roubar a Alegria da Evangelização” (Papa Francisco)
Fraternalmente, orações e benção +
Pe. Éder Carvalho Assunção
Presbítero da Prelazia de Lábrea