Promovido pela Coordenação da Comunidade Católica São Francisco da Foz de Tapauá.
Local: Sede do Sr. João Macedo.
Data e hora: 05 de março de 2025, às 8h30
Finalidade: Debater sobre o impacto do lixo plástico no Meio Ambiente e buscar alternativas para um descarte mais adequado do mesmo.
Participação Subprefeito Dodinha.
Vereador Jojoca
Representantes da Saúde, Ana Paula e Lucas.
Representantes do Professorado: Irmã Francisca de Assis (Diretora da Escola municipal), e Aldinéia (professora).
Guardas Municipais (2)
Responsáveis pela coleta do lixo (2)
Representante da Igreja Assembleia de Deus: Pastora Maria
Igreja Católica: Bispo emérito Dom Jesus, Irmã Merinalva, Conceição, João Macedo, Sara Fontenele (Projeto Gabriela), Jordana (Secretária), Fabio (Juventude).
Apresentação: Em breves palavras Dom Jesus iniciou a conversa apresentando o tema a tratar como oportuno para todos os cristãos, pela quaresma e apropriado para decisões comunitárias a serem dialogadas pelos participantes. Em seguida passou um pequeno vídeo motivador do tema em questão (Impactos do lixo plástico), apresentou algumas propostas sugeridas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e outras, e deu a palavra a todos os participantes para se manifestar a respeito.
Desenvolvimento do encontro e propostas
Pouco a pouco foram tomando a palavra o subprefeito Dodinha, o vereador Jojoca e demais participantes com diversas propostas entre as que se destacam:
- Propostas as famílias para levar bolsas para as compras, evitando as sacolas de plástico oferecidas nos comércios.
- A necessidade de conscientizar as famílias para o descarte correto do lixo.
- Aproveitar o espaço da Escola e das Igrejas para conscientizar os alunos e a população em geral
- A conveniência de uma equipe permanente de conscientização (duas pessoas) que possam fazer essa conscientização constantemente, família por família, com futuras cobranças. Solicitando a secretaria de Meio Ambiente do município pessoas para essa demanda.
- Coleta seletiva do lixo nas famílias.
- Conscientizar os donos das embarcações para evitar os descartáveis nas refeições e substituir por “Kits de alimentação mais resistentes” que possam servir para os passageiros durante as refeições e devolvidos a administração para higienização e reutilização.
- Que a Prefeitura disponibilize para o tempo de verão mais depósitos apropriados para a coleta seletiva do lixo: Plástico, enlatados, papel e papelão, lixo orgânico
- Abaixo assinado para Deputados e Senadores para legislar contra a utilização de produtos descartáveis de plástico nas industrias, ao estilo da Europa proibindo-os.
Em nome do Conselho de Pastoral agradecemos a participação de todos.