Paróquia de Canutama sedia a XII Assembleia Pastoral da Prelazia de Lábrea

Após intensa preparação e expectativas para a XII Assembleia Pastoral da Prelazia de Lábrea, a mesma deu início na última quinta-feira (21) na Paróquia de São João Batista, em Canutama (AM) sob o tema: “Pés no chão, fé no peito e mãos na massa”. É importante ressaltar que desde que a Prelazia começou a realizar assembleia geral no bispado de Dom Florentino Zabalza em 1983 ela sempre vinha acontecendo em Lábrea (AM) na sede da Prelazia, e após reflexão da comissão central organizadora decidiu-se que a partir de então cada paróquia sediará a assembleia de três em três anos, sendo assim, Canutama foi escolhida para sediar esta XII assembleia.

Para o bom andamento e preparação da assembleia, foi criada pelo bispo Dom Jesus Moraza em consonância com o Conselho Presbiteral e a coordenação de Pastoral uma comissão central constituída por representantes de cada paróquia que durante o ano de 2015 se reuniram em três momentos para rezar, avaliar, refletir e propor caminhos de uma boa organização da assembleia a partir dos anseios de cada realidade paroquial.   Desta forma compõe a comissão central: Dom Jesus Moraza (bispo prelado); Orly Côco (coordenador de Pastoral) e sua secretária Daiana Guedes; da Paróquia de Lábrea: Frei José Garcia (vigário geral), Verilda Maciel, Aline Galvão e Marcelo Viana; de Pauini: Frei Artenildo Alves, Maria Aparecida; Raimundo Gildo e Ailton Brito; de Canutama: Pe. Antônio Batista (administrador paroquial); Ana Maria Pereira (missionária) e Adriely Costa; de Tapauá: Frei Antônio Aguado (administrador paroquial), Irmã Magda Ribas e Francisca Ramos.

Os representantes das paroquias de Lábrea, Pauini e Tapauá foram acolhidos calorosamente pelas famílias canutamenses e assim hospedados em suas residências em clima de festa. O bom acolhimento e alegria faz parte dos traços desse povo acolhedor.

A assembleia iniciou às 18h no auditório da Escola Eduardo Ribeiro com um momento alegre de acolhida dos representantes de cada paróquia sobre responsabilidade da equipe local.

As 19h os participantes se dirigiram para a Igreja Matriz de São João Batista onde aconteceu a Missa solene de abertura com a comunidade paroquial que foi presidida por Dom Jesus em concelebração com os padres da Prelazia: Fr. José Garcia, Fr. Rener González, Fr. Joseph Shonibare, Fr. Artenildo Alves, Fr. Antônio Aguado, Fr. Edgar Omar, Fr. Efrain Cervantes, Pe. Antônio Batista, Pe. José Lauro Gonçalves, Pe. Henrique Giera e o diácono Fr. Geraldo Inácio, bem como por Pe. Anderson Gomes, vindo da Igreja Irmã de Vitória para assessorar a assembleia e desempenhar o papel de moderador geral da mesma.

P1330928

Foi uma belíssima celebração bem participada pelo povo na qual o Pe. Antônio (administrador paroquial de Canutama) acolheu a todos os padres das demais paróquias e participantes em geral, destacando a presença e participação da Igreja Irmã de Vitória (ES) na pessoa do assessor Pe. Anderson Gomes, da missionária da Comunidade Católica Epifania Eliana Machado, os seminaristas: Diego Garcia e Fernando Souza, a missionária Maria de Fátima Castelan (Fatinha) e Edgar Barraqui.

Após a missa todos retornaram ao local da assembleia onde aconteceu o credenciamento dos participantes, seguido da mensagem de abertura pelo bispo que falou da importância de se deixar levar pela ação do Espírito Santo a fim de que nas decisões prevaleçam a Sua vontade acima de tudo. Destacou a importância do tema: “Pés no chão, fé no peito e mãos na massa” enfatizando que a mensagem central da mesma deveria ser a Exortação Apostólica do Papa Francisco: “Evangelii Gaudium” que considera fundamental para que todos se deixem motivar pela Alegria do Evangelho para todos.

P1330958

Em seguida o Padre Anderson Gomes fez sua apresentação falando um pouco de sua história: Ele é mineiro, mas vive em Vitória (ES) desde os 13 anos de idade e aos 20 anos surgiu o seu chamado à vocação sacerdotal, a qual no próximo dia 29 de janeiro celebrará 11 anos de sacerdócio. Atualmente é pároco na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Vila Velha e exerce a função de coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória. Concluiu suas palavras falando que veio ajudar a transmitir o pensamento do Papa Francisco, através de sua exortação apostólica, que ele considera uma verdadeira “bomba” que mexe com todas as estruturas da Igreja e da vida das pessoas.

Após, foi servido um sopão delicioso para terminar as atividades desse primeiro dia.

XII Assembleia da Prelazia de Lábrea à luz da Evangelii Gaudium

“Pés no chão”

Na sexta-feira (22), dando continuidade aos trabalhos da XII Assembleia da Prelazia a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Lábrea conduziu pela manhã o momento de acolhida e oração com o Oficio Divino das Comunidades refletindo sobre o nosso chamado a sermos Igreja em nossa realidade.

O clima de oração seguiu-se com a espiritualidade missionária conduzida por Dom Jesus que falou sobre a importância do discípulo missionário de Jesus deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, a fim de que seu serviço missionário seja alegre.

Em seguida cada Paróquia apresentou seu rosto atual com suas particularidades, realizações, desafios e anseios para que nesse momento houvesse uma partilha de experiências e para que o assessor Pe. Anderson conhecesse um pouco da realidade prelatícia a fim de iluminá-la com a Exortação Apostólica do Papa Francisco: “Evangelii Gaudium: A alegria do Evangelho”.

P1340033

Padre Anderson ressaltou a necessidade da alegria de encontrar Jesus e anunciá-lo ao mundo inteiro (EG) enfatizando o convite do papa de renovarmos hoje mesmo o nosso encontro pessoal com o Cristo considerando os três âmbitos apresentados sobre a nova evangelização para a transmissão da fé: pastoral ordinária, pessoas batizadas que não vivem as exigências do Batismo e aqueles que não conhecem Jesus Cristo ou que sempre O recusaram uma vez que a Igreja não cresce por proselitismo, mas “por atração”.

P1340053

Pela tarde, frei Antônio Aguado apresentou a estrutura e dinâmica das Santas Missões Populares segundo o método do Padre Luís Mosconi, considerando que Missão Popular era uma das propostas de prioridade para a Prelazia no próximo triênio.

P1340089

As atividades desse dia foram concluídas com a Eucaristia na Comunidade Nossa Senhora Aparecida que foi dinamizada pela Paróquia Santa Rita de Cássia – Tapauá.

XII Assembleia da Prelazia de Lábrea: Plano Pastoral e Orientações Pastorais

“Fé no peito”

No sábado (23), seguindo a dinâmica da assembleia prelatícia a Área Missionária São Sebastião (Belo Monte) e São Francisco (Foz de Tapauá) conduziu a oração da manhã. Logo após foi composta a mesa por: Dom Jesus Moraza (bispo), Frei José Garcia (Vigário Geral), Padre Anderson Gomes (moderador) e Eliana Machado (observadora). Em seguida Aline Galvão apresentou a proposta do Plano Pastoral que foi elaborado pela comissão central a partir das aportações e reflexões das paróquias. O plano foi apresentado por partes considerando sua divisão em “ver”, “julgar” e “agir”, para que por partes o Coordenador de Pastoral Orly Côco moderasse as discussões e votações.

P1340147

P1340123

É bom enfatizar que a proposta do Plano Pastoral foi material de estudo nas assembleias de todas as paróquias e todos os participantes da assembleia da Prelazia receberam a sua última revisão na pasta bem como outros materiais de estudos da mesma.

Assim, a partir das discussões e votações, nesse momento a assembleia aprovou como prioridade do plano pastoral da Prelazia para o próximo triênio (2016-2019) a Realização das Santas Missões, observando-se que durante o ano de 2016, a Prelazia vai priorizar a formação dos catequistas, sem se descuidar da missionariedade e de 2017 a 2019 a prioridade será as Santas Missões. A Família é o eixo transversal que perpassa todos os trabalhos pastorais.

Após o almoço, Frei José Garcia apresentou a proposta das “Orientações Pastorais para os Órgãos de Comunhão e Participação da Prelazia” no que diz respeito às assembleias da Prelazia; o conselho de pastoral prelatício; o conselho de administração econômico da prelazia; as assembleias pastorais paroquiais; o conselho de pastoral das paróquias; o conselho de administração econômico das paróquias; a equipe de coordenação das paróquias; os conselhos pastorais comunitários das CEB’s; orientações para festas dos padroeiros e para velório, e as Comissões Pastorais como proposta de organização da Igreja no Brasil. Tais propostas também foram elaboradas pela comissão central a partir das reflexões das paróquias.

P1340240

Em seguida os presbíteros juntamente com o bispo se reuniram assim como os grupos de trabalhos por comissões pastorais, de acordo com a nova organização pastoral que se deseja fazer na prelazia a partir das pastorais e serviços das paróquias, seguindo a orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) uma vez que possibilita melhor organização das linhas pastorais existentes na prelazia. Sendo assim as oito comissões constituídas mediante composição e objetivo próprio foram as seguintes: Comissão para a Ação Missionária; Comissão para a Animação Bíblico Catequética; Comissão para a Liturgia; Comissão para a Caridade, Justiça e Paz e Cuidado com a Criação; Comissão para a Vida e Família; comissão para a Juventude e Serviço de Animação Vocacional, Comissão para a Comunicação e Comissão para o Laicato.

P1340367

Os grupos de trabalhos refletiram e aprofundaram mais as orientações pastorais e no plenário apresentaram suas aportações. Considerando as contribuições dos grupos, a mesa propôs que estas passem por uma melhor reflexão do bispo sob consulta do Conselho da Prelazia que posteriormente publicará o documento em definitivo. A proposta foi acolhida e aprovada unanimemente pela assembleia.

Pela noite a paróquia Santo Agostinho – Pauini dinamizou a celebração da Eucaristia na comunidade São Francisco e em seguida tivemos a noite cultural e confraternização entre os participantes na quadra da Escola Frei Isidoro Irigoyen. Houve apresentação do ministério de dança Atitude Cristã da Paróquia São João Batista – Canutama, troca de presentes no “amigo missionário” seguido de forró arrasta pé com o grupo de animação da paróquia.

P1340351

P1340353

XII Assembleia Pastoral da Prelazia de Lábrea: “Mãos na Massa”

No domingo (24), as atividades da assembleia tiveram início com a Missa de ação de graças na Capela São Pedro que foi dinamizada pela Paróquia de São João Batista – Canutama.

Em seguida direcionados para o local da assembleia cada comissão reuniu-se para eleger um representante em nível de Prelazia que será o elo animador e articulador das pastorais e movimentos que a compõe, além de pertencer ao Conselho Pastoral da Prelazia como membro ativo. Assim, dado o processo de escolhas os representantes foram apresentados à assembleia e ratificados por Dom Jesus, sendo os seguintes membros: Comissão Pastoral para a Ação Missionária – Marcelo do Nascimento Viana; Comissão Pastoral para a Animação Bíblico Catequética – Ediene Nunes de Oliveira; Comissão Pastoral para a Liturgia – Arliane Moura de Oliveira; Comissão Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz e Cuidado com a Criação – Francisco de Oliveira dos Santo; Comissão Pastoral para a Vida e Família – Antônio Sebastião Santos de Souza e Greice – Anny Silva e Souza ; Comissão Pastoral para a Juventude e Serviço de Animação Vocacional – Jair gomes Tavares; Comissão Pastoral para a Comunicação – Manoel Brito Lima; Comissão Pastoral para o Laicato – Maria Alice Azevedo de Albuquerque. Também os presbíteros reuniram-se juntamente com o bispo e elegeram como representante dos mesmos o padre Antônio Batista (administrador paroquial de Canutama).

P1340376

Quanto à apresentação da proposta do Diretório Sacramental da Prelazia Dom Jesus explicou que no momento se esperam algumas decisões da Santa Sé e da CNBB após o Sínodo da Família, achando conveniente não tomarmos nenhuma atitude nova a não ser a atitude geral que nos indica o próprio papa Francisco de acolhida e misericórdia. Quanto às coisas mais concretas relacionadas com os Sacramentos os padres de cada paróquia já têm conhecimento das exigências mínimas requeridas para o exercício deles através do Código de Direito Canônico (CDC), ainda em exercício.

Quanto à questão do Processo de Iniciação à Vida Cristã de modelo catecumenal, todos devemos entrar por esse sistema com toda a Igreja do Brasil, por ser o mais adequado para os nossos dias, conforme já analisado e confirmado no último encontro de catequese em nível de prelazia sob assessoria do Irmão Marista Jorge Lapa.

Quanto a outras práticas pastorais tendo em conta a proximidade do ano político, devemos deixar claro que na nossa Igreja cabem todos os membros de quaisquer ideologias políticas, sempre que não se oponham aos valores evangélicos e promovam a justiça e o bem comum.

A nossa Igreja, em geral, tem a prática de não se envolver em política partidária inclusive se pede que os agentes de pastoral (coordenadores ou outros) que queiram participar das eleições municipais, estaduais ou federais, renunciem antes a seus serviços pastorais para não influenciar com isso as eleições a seu favor.

Devemos quanto Igreja nos mantermos suficientemente livres para não nos deixarmos conduzir partidariamente por ninguém. Cabe-se à Igreja orientar a todos (as) para que se manifestem livremente nas eleições escolhendo aqueles que melhor os podem representar buscando o bem comum e não se deixando conduzir por interesses particulares ou familiares.

Padre Anderson, como moderador geral, fez suas considerações finais, em seguida Orly Côco como coordenador de pastoral enfatizou que a prioridade Iniciação à vida Cristã segundo o modelo catecumenal apresentado na proposta do plano pastoral já é uma orientação da Igreja do Brasil, portanto iremos acolhê-la e nos adaptarmos a ela.

Padre Antônio, como administrador paroquial de Canutama fez os agradecimentos e pediu desculpas por qualquer falha considerando o fato da assembleia ter acontecido pela primeira vez fora da sede. Aproveitando o ensejo agradeceu a cada equipe de trabalho da paróquia que se empenhou na realização desta assembleia.

Seguiu-se a leitura da síntese da assembleia por Edgar Barraqui elaborada pela secretaria. Depois Orly Côco apresentou a Comissão Central da Assembleia e convocou os convidados para receberem uma lembrança da Prelazia. Ainda com a palavra, Orly Côco pediu um minuto de silêncio em memória à Kátia representante da Infância e Adolescência Missionária da Paróquia São João Batista – Canutama, que participou dos primeiros dias da Assembleia e no penúltimo dia da mesma veio a internar-se e na madrugada de domingo (24) realizou sua páscoa definitiva. Por fim, escolheu-se a Paróquia de Santo Agostinho – Pauini para sediar a realização da XIII Assembleia da Prelazia em 2019. Concluindo a XII Assembleia da Prelazia Dom Jesus deu a bênção de envio a todos os participantes e os motivou em seu retorno às paróquias.

P1340412

Registramos agradecimentos à comissão central organizadora da assembleia que preparou e pensou com carinho cada detalhe da mesma. A alegre e calorosa acolhida da Paróquia São João Batista – Canutama, bem como suas famílias tradicionais que nos receberam de braços abertos e a todas as equipes de trabalho e articulação paroquial que não mediram esforços para darem o melhor de si. Nossos agradecimentos à igreja irmã de Vitória por se fazer presente conosco neste momento reflexivo e decisivo para nossa caminhada enquanto Igreja reafirmando a cooperação missionária entre as Igrejas Irmãs: ao assessor e moderador geral Pe. Anderson Gomes; a missionária Eliana Machado; aos representantes do Centro de Estudo Bíblico – CEBI: Maria de Fátima Castelan (Fatinha) e Edgar Barraqui e aos seminaristas da Arquidiocese Diego Garcia e Fernando Souza.

A XII Assembleia da Prelazia de Lábrea foi cheia da presença de Deus através da ação do Espírito Santo que se fez presente em todos os momentos. Ao retornarem para suas paróquias cada representante leva consigo na bagagem além das marcas do carinho e afeto do povo acolhedor canutamense o desafio de fazer valer os compromissos abraçados como sinal de uma Igreja em unidade que assume o rosto de uma Igreja Amazônica que acolhe com alegria e entusiasmo os muitos frutos do Espírito Santo de Deus sobre sua vida. Que de fato sejamos uma igreja mais missionária, samaritana, servidora e profética para testemunharmos nossa fé com sentido de pertença a Jesus Cristo e sua Igreja presente em nossa Prelazia.

Comissão de Divulgação: Marcelo Viana e Aline Galvão

COMPARTILHE:

AJUDE
A PRELAZIA

X